O team building é um tipo de prática focada na parte humana das empresas. O objetivo é aprofundar as relações para melhorar o trabalho em grupo e a dinâmica interna, ao invés de aprimorar somente as habilidades técnicas dos funcionários. Saiba como aplicá-lo com as dicas deste Minuto Carreira.
A consolidação do time, na tradução literal, remete a necessidade de driblar a desmotivação e desconexão, aperfeiçoando o clima organizacional - responsável pela produtividade e sensação de pertencimento. As atividades mais comuns incluem dinâmicas ao ar livre, contato com a natureza e estímulo à criatividade, afinal, 70% das pessoas acreditam na originalidade para se tornarem profissionais melhores. Essa habilidade, inclusive, eleva em 78% a eficiência, conforme o relatório State of Create.
“Se você lidera, precisa saber e praticar essa técnica. Reunir as equipes e promover uma grande integração nesses momentos. Em sala de treinamento ou fora do escritório, faça um alinhamento das expectativas juntamente com as estratégias da companhia na qual você trabalha. Portanto, procure mais sobre esse assunto, pratique, exercite e integre o seu pessoal para, junto a coordenação, conseguirem traçar objetivos comuns em sentido ao progresso”, orienta Denis Lopes, superintendente do Saber.
Quando o engajamento é estimulado, os funcionários tendem a permanecer nas contratações. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) constatou um índice de 24% de rotatividade voluntária nas corporações brasileiras. Enquanto, entre as 150 empresas consideradas as melhores para trabalhar no Brasil, a taxa é de 7%. Isso não se dá, necessariamente, pelo valor do salário. Os principais fatores de permanência, de acordo com o ranking nacional do Great Place to Work, são a oportunidade de crescimento e qualidade de vida.
Com as relações em dia, os resultados são alcançados com facilidade e, é claro, os lucros aumentam. Além disso, a confiança dos membros em relação a gestão também é transformada. Dessa forma, os colaboradores sentem mais vontade de dedicar o máximo do seu potencial nas demandas do dia a dia - é preciso se sentir valorizado!
Para colocar em prática, é válido promover brincadeiras de conhecimentos gerais, jogos como quebra-cabeça de adivinhação e mímica ou até dinâmicas de grupo como “duas verdades e uma mentira”, envolvendo informações sobre cada participante e aproximando por meio de aspectos pessoais.
O cliente interno, assim como o externo, também espera flexibilidade e inovação no seu local de trabalho. É necessário alimentar essa expectativa, pois o capital humano é um dos maiores agregadores de valor em uma organização. Quando a liderança colabora nisso, os impactos são visíveis e a evolução, claramente, perceptível.
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