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A inclusão é um passo essencial para qualquer empresa se destacar no mercado atual. Em uma comunidade cada vez mais consciente das especificidades de diferentes grupos, é imperativo as organizações adotarem práticas de garantia da acessibilidade e inclusão nos seus pontos de contato. Saiba como proporcionar esse acolhimento com as dicas deste Minuto Carreira.

"Cada cliente tem seu perfil e as suas necessidades. Pessoas com deficiência também, e são ainda mais específicas", salienta Mirian Vidal, analista de comunicação. Não existe uma abordagem única para atender a todos, exatamente por isso o suporte deve ser personalizado e adaptado às particularidades de cada um. Essa é a partida para ser verdadeiramente inclusivo. De acordo com uma pesquisa da Hand Talk, 79% das companhias brasileiras já priorizavam o pilar social.

"Para acolher estes consumidores, é necessário certificar se os seus canais são acessíveis. Como, por exemplo, disponibilizar acessos em LIBRAS para pessoas com deficiência auditiva ou surdez se comunicarem por meio da Língua Brasileira de Sinais”, aponta Mirian. Ao fazer isso, a corporação não apenas facilita a obtenção da informação, mas demonstra um compromisso genuíno com o respeito às demandas de seu público. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha mais de 10 milhões de indivíduos com algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população era surda. Entre essas, 2,7 milhões não ouviam nada. Considerando esse grande número, é imprescindível se adaptar.

"Outra situação é adequar ambientes, disponibilizando rampas, sinalização e placas, tanto para pessoas com deficiência física como para cegos e autistas", reforça. Assegurar adaptações para receber quem tem mobilidade reduzida, é um requisito básico para um atendimento abrangente. Isso inclui a instalação de pisos táteis, inclinações e até mesmo controle de estímulos sensoriais. Essas medidas, embora possam parecer simples, fazem uma diferença significativa no customer experience

Criar um ambiente acolhedor não só fortalece a relação de confiança, como amplia o alcance do negócio, atraindo um público mais diverso e fiel". Assim, a gente garante espaços seguros para eles confiarem na marca," completa Mirian. A segurança, tanto corporal quanto emocional, é fundamental para conquistar e fidelizar. Conforme estudo da Accenture, empresas com diversidade alcançaram uma receita 28% maior, em média, e apresentavam também o dobro do resultado líquido e 30% mais de margem de lucro.

Portanto, amparar PcDs vai muito além da adaptação estrutural. Trata-se de uma mudança de mentalidade, integrando essa prática em todos os níveis, desde o planejamento estratégico até o contato final. Ao adotar essa postura, as instituições cumprem com sua responsabilidade social e se posicionam de maneira competitiva e diferenciada. Por fim, e mais importante, contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo tem as mesmas oportunidades e serviços.

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