Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A Publicidade e Propaganda utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Também serve para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico. Seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo. Eles não atuam apenas nas agências específicas do ramo. Leia mais nesta matéria!

O perfil do publicitário

O especialista tem o objetivo de criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um serviço ao consumidor, e claro, promover sua venda. Ele elabora estratégias e inovações, visando obter melhorias na relação das empresas com a sociedade.

Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo para desenvolver a melhor abordagem e escolher os meios mais adequados para assertividade de uma campanha. 

Também estão relacionadas às suas atividades: a criação de textos e imagens, acompanhamento da produção, atendimento ao cliente e realização de pesquisas para avaliar o impacto pós campanha. Além disso, podem ser excelentes negociadores.

 Para ser um publicitário, a criatividade é essencial e muito valorizada no mercado. Sendo assim, é fundamental ser atualizado, organizado, persistente e ter excelentes habilidades de comunicação. 

Sobre a formação

O bacharelado tem duração média de 4 anos e a grade curricular varia muito entre as faculdades e depende da ênfase do curso, podendo ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Algumas matérias comuns ministradas, são: Merchandising e Promoção de Vendas, Fotografia Publicitária, Gestão Estratégica de Marketing e Psicologia da Comunicação.

O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são itens obrigatórios na formação! Se você não sabe, o estágio não obrigatório dá o “direito” a uma bolsa auxílio, auxílio transporte, recesso remunerado e tem carga horária de até 6 horas diárias e 30 horas semanais.

Especializações e Mercado de trabalho

Depois de se formarem, muitos profissionais querem se especializar ainda mais em uma área de preferência ou por notarem uma necessidade maior na indústria. Essas especializações podem ser feitas tanto por meio de uma pós-graduação quanto de workshops e treinamentos de qualidade em outras instituições. Dentre as opções estão: Redação publicitária, Direção de arte, Marketing digital, Vendas ou Negociação.

Desde 1965, a profissão é regulamentada por lei. Portanto, a formação é imprescindível para o seu sucesso. Você pode encontrar oportunidades no setor privado e público como agências,  produtoras, órgãos governamentais ou nas áreas de comunicação e vendas de qualquer organização. O salário varia de acordo com departamentos e cargos, mas um estagiário ganha em média R$ 1.105,80, segundo a última pesquisa de bolsa auxílio do Nube.

Veja outras médias salariais do mercado de acordo com dados de 2021, do blog Salario.com

Consultor de vendas R$ 1.372,62

Redator publicitário - R$ 2.983,71

Diretor de arte - R$ 4.108,95

Coordenador de Mídia - R$ 4.255,62

Gerente de vendas - R$ 4.683,43


Com os avanços tecnológicos no mundo e principalmente nos meios de comunicação, a área ganha cada vez mais espaço como setor estratégico no sucesso comercial das instituições. Por isso, é importante se capacitar e conhecer as diversas ferramentas disponíveis.

E ai? Publicidade e Propaganda tem tudo a ver com seu perfil? Então, vá em frente e boa sorte! Conte com o Nube para o seu estágio. Assista ao vídeo e até a próxima!

Compartilhe

Enquete