O termo tem sido amplamente discutido cotidianamente, sobretudo em nossas redes sociais, e já há algum tempo vem sendo muito falado no ambiente laboral. Entretanto, você realmente sabe o seu significado? Confira, ao longo desta matéria, mais informações a respeito.
De forma resumida, é a capacidade de se colocar no lugar do outro e, tratando-se de mercado, ter essa aptidão significa pensar coletivamente. Afinal, uma empresa pode ser totalmente automatizada e ter os melhores recursos, mas se seu capital humano for desconsiderado, nenhuma de suas tecnologias agregará valor a ela.
Estamos falando de pessoas! Portanto, o sucesso nos negócios depende de um bom processo de gestão e da valorização da empatia no trabalho. Conhecer esse conceito e utilizá-lo para se comunicar com outras pessoas é essencial para o sucesso de qualquer atividade e, pensando nisso, juntos a André Alves, reunimos algumas dicas importantes para evidenciar ainda mais esse conhecimento tão relevante.
Afinal, o que é empatia?
É definida como a habilidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos, perspectivas e necessidades. Trata-se de uma competência fundamental para a vida pessoal e profissional, pois permite às pessoas desenvolverem relacionamentos mais genuínos e produtivos, além de promover uma cultura de colaboração e respeito mútuo.
Para André Alves, Head de operações na Empodera, ela é um desafio muito grande inicialmente. Isso porque supõe a vontade de entender o próximo e tirar um pouco da “cegueira” sobre as aflições de terceiros. É aceitar, discutir e incorporar valores. Segundo o especialista, “não é sentir pelo outro, mas sim com o outro. Sem diminuir a sua aflição. Compreender, saber abraçar e procurar, da melhor maneira possível, entender suas dores”.
A empatia faz as pessoas se ajudarem e está intimamente relacionada ao altruísmo, ou seja, ao amor e preocupação com os outros e o interesse de ajudar. Um exemplo muito claro de seu uso é ao presenciar uma situação de injúria.
Se você vir uma pessoa sendo hostilizada, pode simpatizar com ela e tentar entender a angústia sofrida nesse episódio. Mesmo o incidente não estando diretamente relacionado a você, a sensação de se colocar no lugar de outra pessoa e acolher a sua decepção é uma manifestação de empatia. Assim, o seu antônimo seria a indiferença às aflições alheias.
Qual a sua importância na carreira?
É especialmente relevante, pois pode ser a chave para uma comunicação efetiva, liderança, negociação e resolução de conflitos. Quando as pessoas são dotadas dessa expertise, tornam-se mais capazes de compreender as preocupações, desafios e objetivos de seus pares, tornando mais fácil estabelecer conexões genuínas e produtivas.
Uma das principais razões pelas quais a é determinante fortalecê-la, é porque ajuda a construir relacionamentos de confiança, fundamental para a progressão da jornada profissional. Quando os parceiros de negócios sentem suas perspectivas e necessidades valorizadas, ficam mais propensos a confiar nessa pessoa. Por outro lado, quando as pessoas são vistas como frias e insensíveis, é mais difícil estabelecer uma conexão real e produtiva.
Outra razão de destaque é ajudar a resolver conflitos de maneira mais efetiva. Se as pessoas respeitam as particularidades de seus semelhantes, são capazes de ver as coisas a partir de outras perspectivas. Isso pode ajudar a encontrar soluções criativas e mutuamente benéficas para satisfazer todas as partes envolvidas.
Empatia e liderança
Antes mesmo de ser uma soft skill em evidência dentro da esfera dos recursos humanos, a compreensão é uma característica muito comum entre indivíduos destacados por sua humanidade. Assim, quando exercida por pessoas em cargos guias, resulta no afastamento da imagem do chefe clássico, aproximando-o dos demais empregados.
Já é considerada uma das dez tendências corporativas mais prestigiosas para os próximos anos, de acordo um relatório da Page Executive. Não à toa, uma pesquisa de 2021 da Empathy Monitor mostrou seu impacto direto na produtividade, lealdade e engajamento da staff. Segundo a fonte, 77% dos profissionais estão dispostos a dedicar mais tempo quando se sentem em um local empático.
Deve-se então, criar lacunas para progresso e valorização de cada integrante dos diferentes setores. Oferecendo, de alguma forma, possibilidades de aprendizado. Sem descartar, obviamente, a distribuição de tarefas e a cobrança de rendimentos.
O representante empático vê a entrega de resultados como uma consequência do processo. Para saber como atingir o melhor de cada um, precisa conhecer os seus pontos fracos e fortes. Desta forma, ele enxerga as necessidades de desempenho e presume as orientações a serem concedidas para resultar em um objetivo comum.
Fora isso, tem um destaque também nas negociações, pois ajuda a encontrar soluções mutuamente benéficas para atender às necessidades de ambas as partes, ao invés de resultar em um “ganha-perde”. Isso pode ser especialmente imprescindível em operações de longo prazo, onde as relações contínuas são fundamentais.
Além disso, pode ser uma habilidade preciosa para lidar com clientes. Quando pacientes e fornecedores se sentem ouvidos e compreendidos, são mais propensos a permanecer leais e recomendar seus produtos ou serviços para outras pessoas.
Certo, mas como desenvolver empatia?
Por ser uma aptidão com necessidade de manutenção regular, pode ser desenvolvida ao longo do tempo com prática e esforço consciente. Aqui estão algumas maneiras de começar a fortalecer a empatia:
Ouça atentamente: Quando alguém está falando com você, concentre-se em ouvir e prestar atenção nas palavras, tom de voz e linguagem corporal da pessoa. Isso ajuda a demonstrar interesse genuíno e a compreendê-la melhor.
Coloque-se no lugar do outro: Tente imaginar como seria estar na situação do outro e como você se sentiria se estivesse passando pelo mesmo desafio.
Seja curioso: Faça perguntas para entender com clareza outras perspectivas e demonstre interesse em suas experiências. Fazer isso pode abrir espaço para um diálogo e criar uma conexão mais profunda.
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