As primeiras documentações históricas da comunicação por mensagens e símbolos como registros de experiência são da época das pinturas rupestres, gravações de cerca de 40 mil anos atrás. Já uma escrita sistematizada aparece por volta de 3500 a.C. desenvolvida na Mesopotâmia. Ainda nessa época, surgiram os hieróglifos no Egito. O pergaminho, o responsável pela aventura da heroína da Disney, Mulan, surgiu na Ásia, na cidade de Pérgamo, no século 2 a.C.
Milênios após, em um reino bem distante, a máquina de escrever teve seu primeiro protótipo em 1867, criado pelo tipógrafo americano Christopher Sholes. O objeto era de madeira, bem mais rústico. Com o passar dos anos, aperfeiçoamentos foram feitos até chegarmos a equipamentos mais velozes. Atualmente, já temos computadores, notebooks, tablets e diversos outros dispositivos. Como a história nos mostra, a necessidade de nos comunicarmos é antiga e evolui com o passar do tempo.
A escrita é um dos recursos de interação e expressão mais importantes utilizados pelos seres humanos, desde os primórdios até hoje. Principalmente, se considerarmos o quanto o home office cresceu nos últimos meses por conta do distanciamento provocado pela pandemia. Assim, o contato frente a frente foi substituído por e-mails, mensagens ou textos longos.
Quando falamos sobre a importância de compormos bem, precisamos refletir: ao longo de toda a vida utilizamos esse método como forma de conhecimento, pode ser em livros, sites, artigos, matérias de jornal e até mesmo nas redes sociais. Ele faz parte e possui papel essencial no nosso aprendizado. A todo e qualquer momento estamos consumindo esse tipo de conteúdo. Ao lermos uma placa no ônibus, receita da vovó e até quando nos candidatamos a uma vaga na empresa dos sonhos.
Para nos diferenciarmos no mercado de trabalho, é necessário sermos bons e dedicados em tudo. Em relação a qualidade do nosso material redigido, não poderia ser diferente. O sucesso e o destaque na carreira estão atrelados ao talento e prática da atividade. Pode não parecer uma tarefa fácil, porém muitos ainda acreditam se tratar de um dom ou habilidade. Alguns terão mais facilidade, entretanto, não passam de prática e desenvolvimento. Ninguém nasce sabendo. É sobre querer aprender e melhorar.
Hoje, o marketing e o branding pessoal são atrativos imprescindíveis em uma entrevista de emprego, reunião ou em qualquer cenário corporativo. Com o avanço das redes sociais e tecnologias, escrever bem tem se tornado ainda mais importante para os colaboradores do mundo atual. Isso se dá por conta da necessidade de endocomunicação ou endomarketing e de toda e qualquer companhia possuir um marketing de conteúdo rico, fruto de criatividade, inovação e claro, uma boa escrita.
Sandro Bier, escritor e editor do Canal Café com Escritor evidencia: “Profissionais com um bom domínio da comunicação, tanto falada, quanto escrita, são muito visados por empresas e recrutadores. Quando você entrega um currículo ou uma carta de apresentação sem erros de português e com as ideias organizadas, os olhos do recrutador chegam a brilhar.”
Bier ainda ressalta a importância do hábito e recomenda: “Além da leitura e da prática é importante se atentar à norma culta do português. Então, nada de gírias ou palavras usadas por você somente na fala, mas também não caia no exagero de utilizar termos difíceis para impressionar.” Um bom texto não precisa de exageros ou orações rebuscadas, basta ser claro para quem lê e fazer sentido.
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