Este é um assunto muito falado e repercutido nos tempos atuais. Para alguns foi uma excelente alternativa, para outros têm sido um pesadelo. Sendo bom ou não, muitas empresas adotaram o formato home office para não interromperem as atividades, não serem afetadas pela crise nem perderem funcionários. Porém, parte do caos causado foi a má organização e distribuição do tempo. Conciliar o trabalho e a vida pessoal pode ser um grande desafio. A quarentena impõe uma forma totalmente nova de vivência e uma quebra brusca na rotina para muitos. Quer entender melhor sobre o assunto? Assista a TV Nube!
Não tem como abordar esse assunto sem mencionar a pandemia, principal motivador para o trabalho remoto. Antes da quarentena e isolamento social, diversas pessoas não tinham condições de fazer acontecer essa modalidade. A realidade permanece, porém muitos foram obrigados a acolher a opção mesmo com dificuldades, como falha na rede de Internet, queda de energia e a predisposição da casa.
O diretor de RH da Pormades Portas, Rafael Jaworski, aponta o impacto dessa transformação repentina: "essa questão de conciliar a vida pessoal com a profissional é fundamental e complexo, pois as empresas não preparam suas equipes para lidar com isso."
Porém, segundo uma pesquisa feita pela FIA e FEA da USP, 71% dos gestores e executivos notaram um desempenho dos colaboradores em seus lares igual ou superior ao escritório. Além dos benefícios: foco em entrega de resultados, redução de custos para empresa e funcionários, maior produtividade, quebra de barreiras geográficas para contratações e maior engajamento, por exemplo. Entretanto, algumas complicações ainda surgem. Então, como resolvê-las?
Conciliando a vida pessoal x vida profissional no mesmo ambiente
Sabemos das vantagens: comodidade, menos trânsito, economia no transporte e alimentação, proximidade com a família, mais tempo para si, etc. Porém, sem um método, problemas poderão surgir. As desvantagens existem e elas não podem te desmotivar. Enquanto economiza de um lado, pode sair mais caro do outro por não criar uma rotina de horários; não se alongar; evitar dores nos olhos, cabeça e coluna; fazer a comida; dar atenção aos familiares e cuidados com a mente.
Trouxemos algumas dicas inteligentes para encontrar disciplina.
1. Planeje-se.
Organize o seu tempo, tenha uma agenda, desenhe um cronograma, busque métodos para isso. Essa é uma etapa crucial e de sucesso.
2. Tenha pausas.
Agir é bom, mas descansar também é essencial. Não fique muito tempo diante das telas. Faça intervalos frequentes. Alongue-se, caminhe, tome um café e olhe para a paisagem.
3. Delimite os espaços.
Tenha um local definido para atuar, principalmente longe de distrações.
4. Esteja atento.
Hoje, você irá depender das suas próprias ferramentas, então procure deixá-las em bom estado e, em qualquer imprevisto, um telefone fácil para resolver a situação.
5. Prioridades
Você sabe quais são suas tarefas urgentes e de prioridade? Isso fará uma grande diferença e te poupará tempo.
Essas foram as dicas de planejamento. Agora vejamos a parte da execução. Não durma tarde, evite os excessos como ficar muito tempo no celular, procrastinar. Faça acordos nas relações familiares, afinal, todos estarão juntos com atividades diferentes. É fundamental a compreensão e o respeito no limite de convivência durante esse período. Outra recomendação é sua vestimenta. Não trabalhe de pijama. Até mesmo o processo de trocar de roupa te desperta. Você pode escolher uma roupa informal, mas nunca fique desleixado. Essa medida simples pode fazer o seu desempenho melhorar.
A tendência é essa. As organizações irão permanecer com esse formato e, cada vez mais, modernizarem os seus processos para aplicar os procedimentos corporativos e melhorar o desenvolvimento de cada um. "Mantenha o equilíbrio entre as atividades para não perder a dinâmica entre tarefas domésticas e o emprego. Todos merecem o bem-estar em todas as áreas", conclui Jaworski.
Achou interessante e quer aprender mais? Então, assistia o nosso Minuto Carreira!