As mídias sociais cresceram muito nos últimos anos e, hoje em dia, é cada vez mais difícil encontrar pessoas sem acesso a elas. Entretanto, parte do público não entende as possibilidades e o quanto a Internet pode ser usada a seu favor na hora de alcançar objetivos profissionais.
Segundo a nova edição do Digital Global Overview Report, relatório publicado anualmente pela Hootsuite em parceria com a We Are Social , de 2020, o brasileiro já é o segundo colocado em tempo conectado nas redes sociais. Em média, são 10 horas e 8 minutos navegando e 3 horas e 42 minutos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc. Para se ter uma ideia, ao longo de uma semana, teremos passado ao menos dois dias inteiros conectados.
A forte presença dessas plataformas no dia a dia dos brasileiros já chamou a atenção do mercado, pois mais de 74% da população está on-line, conforme dados do Cetic.br, de 2019. Por isso, o mercado de trabalho tende a caminhar lado a lado com essa ferramenta.
Empresas podem checar suas redes sociais
As organizações vêm utilizando esse meio como um dos processos para selecionar talentos. Portanto, com os inúmeros dados complementares sobre o indivíduo, é possível evitar futuros equívocos na escolha de um perfil considerado ideal. Dando aos recrutadores a possibilidade de serem mais assertivos nas escolhas.
Por outro lado, Higor Gonçalves, jornalista e especialista em personal branding, levanta questões importantes para quem procura estágio em início de carreira. Em sua visão, é imprescindível utilizar as redes com cautela e pensar nela como um espaço onde a empresa pode te conhecer melhor, ou seja, uma vitrine.
Porém, isso não significa criar um personagem e seguir um modelo perfeito de imagem, como um manequim. O ideal é desenvolver uma estratégia de comunicação e definir quais assuntos são mais relevantes para suas postagens. Dessa forma, você garante boa visibilidade e destaque.
Vale destacar! Antes de iniciar esse processo reveja os seus pensamentos, seus pré-conceitos, coloque o respeito acima de tudo e esteja aberto para o diálogo. Se posicionar em diferentes pautas é essencial, mas tenha cuidado para não prejudicar a sua imagem.
Veja algumas dicas essenciais de “boas maneiras”, listadas pelo blog Guia de Carreira, para auxiliar na utilização de seu perfil na Internet caso um headhunter busque mais informações sobre você:
Informações e Publicações
Evite colocar muitas informações pessoais nesses sites, restrinja sua conta ao básico. O ideal é inserir dados sobre sua vida acadêmica e profissional, além de projetos e cursos. Procure ser coerente e cuidado com compartilhamentos e publicações.
Interesses
As páginas e grupos de seu interesse falam muito sobre sua personalidade, por isso é fundamental ser seletivo e cuidadoso ao invés de participar de tudo. Procure demonstrar interesses valiosos, como grupos de estudos, pesquisas, notícias, hobbies, gostos para entretenimento, entre outros.
Escrita
Outro fator de grande importância é a escrita. Não é necessário escrever como em cartas nas redes sociais, pois é comum acontecer abreviações e troca de letras. Porém, atenção com erros graves da norma culta do idioma, uso de muitas gírias e palavras de baixo calão, tais deslizes não são vistos de forma positiva pelos recrutadores.
Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio e aprendizagem do mercado!