Existem diversas formas de alavancar sua carreira no mundo corporativo. Você pode se especializar ainda mais, fazer treinamentos para aprimorar competências ou trabalhar nas soft skills. Entretanto, vale destacar um ponto tão importante quanto os citados, mas com menos popularidade.
Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, a inteligência relacional trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades, pontos de melhoria e limitações. Fazendo isso, a pessoa consegue compreender sua participação nas relações com os outros, bem como escolher a maneira dessa interação.
No ambiente de trabalho, o profissional está exposto, pois suas atitudes são constantemente observadas. Em pesquisa do Nube, realizada com mais de 11 mil respondentes, foi questionado quais os piores comportamentos de um colega de trabalho. Apontaram a arrogância 44,72%, quando ele(a) se acha o melhor da equipe e declararam a falta de espírito de equipe e colaboração, 27,81%.
Renata Aranega, co-fundadora da Ciclos consultoria, deixa cinco dicas valiosas para desenvolver essa aptidão:
- Autoconhecimento
O autoconhecimento é uma investigação sobre si próprio. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas. Isso acontece não como quem julga, mas como quem aceita e faz o possível para se tornar melhor a cada dia.
- Exercite a empatia
Essa palavrinha mágica e poderosa, de origem grega, significa ter a habilidade de entender a necessidade do outro e ver o mundo pela sua perspectiva. É ter a sensibilidade de ouvir alguém e compreender os seus desconfortos, alegrias, vitórias, conquistas e se alegrar, ver suas tristezas e se convalescer.
- Seja verdadeiro
A sua verdade envolve quem você é, suas características, valores e ideais, então, ocultá-la é como interpretar um personagem falso. Muitos agem dessa maneira por insegurança ou medo de rejeição, mas também para obter algum tipo de vantagem. Independentemente do motivo, faltar com a verdade é prejudicial para todos os envolvidos. Portanto, seja genuíno para conquistar oportunidades e o sucesso, sem fingimentos.
- Comunique-se de forma assertiva
A assertividade pode ser entendida como um comportamento direto, transmitindo informações com exatidão. É muito comum confundirem essa habilidade com agressividade, pois interpretam uma postura clara, objetiva e coerente como falta de preocupação com o próximo, mas não deve ser entendida dessa forma.
No ambiente organizacional, possuir funcionários com essa sagacidade é necessário, pois eles não deixam dúvidas quanto às suas intenções, motivos e a forma pela qual buscam seus objetivos, transmitindo confiança em relação aos demais com quem convivem ou negociam. Os dois pilares dessa competência são a autoconfiança e o autorrespeito!
- Seja colaborativo
Grande parte dos ambientes de trabalho são espaços de uso coletivo. A proximidade com colegas nos coloca em constante interação. Todavia, infelizmente, nem todos sabem se relacionar de forma saudável com seus pares. A grande maioria das tarefas e processos requer espírito e esforço de equipe.
Muitos se complicam nesse ponto e na ânsia de colaborar com colegas, tornam-se invasivos, chatos ou intrometidos. O grande segredo da colaboração é a aceitação por parte de quem será apoiado. Emitir opiniões sem ser solicitado, dar conselhos desnecessários ou tentar ajudar à força serão entendidos como tentativas de invasão do espaço alheio. Naturalmente, o conflito se instalará.
Sendo assim, o melhor caminho para conquistar a receptividade dos colegas é mostrar-se respeitoso e solidário ao relacionar-se com todos. Além disso, nunca se esqueça de colocar qualidade nas suas atividades – seja individualmente ou em grupo.
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