Todo profissional sonha em ter uma carreira bem-sucedida, mas grande parte se perde no meio do caminho ou desiste antes mesmo de tentar. O primeiro passo é descobrir onde quer chegar. O trabalho dignifica o homem e por isso é um fator tão importante para o bem-estar e satisfação, então deve ser construído com planejamento.
Um cargo mais elevado, uma promoção, abrir o próprio negócio ou flexibilidade de horário: todos são bons exemplos de metas. Com suas pretensões e foco bem definidos, você consegue identificar, de forma mais rápida, quais dificuldades vai encontrar e as atitudes a serem tomadas para alcançá-las. É também uma ótima maneira de passar credibilidade.
Todos almejam o seu próprio espaço e visibilidade, mas investimento requer muito esforço e dedicação. Não se trata apenas de coisas físicas, como cursos, livros ou viagens, mas o seu tempo e escolhas. O mentor de carreiras Lúcio Oliveira comenta: "Você precisa saber se realmente está disposto a pagar o preço. Sim, existe um preço e ele não é barato. O preço da dedicação, da preparação, da capacitação, da entrega, de perder alguns compromissos pessoais para desfrutar no futuro de posições melhores.
Está disposto a fazer isso? Você pode começar selecionando suas melhores opções para alavancar, determinando os seus alvos onde realmente terá suas competências valorizadas e, consequentemente, obter mais oportunidades. Coloque no papel todos os passos e ações necessárias para o seu objetivo ser alcançado.
Em qual estágio você está e para onde vai? Não há um momento certo para iniciar essa tarefa, ou seja, a decisão é bem-vinda em qualquer fase da vida. Empenhar-se pode ser o diferencial necessário para se destacar. Então, quando você decide desenvolver seu potencial, consegue visar novos patamares, seja uma efetivação, promoção ou até um emprego melhor.
Nem sempre é fácil dar aquela impulsionada na carreira, não é mesmo? Quando não são questões financeiras, pessoais, são algumas das nossas atitudes atrapalhando a concretização dos nossos sonhos. Oliveira frisa nossa capacidade de travar quando olhamos para o crescimento do outro. "Esse é um ponto muito importante. Existem muitas pessoas olhando os outros cresceram e só enxergam o evidente e não o preço pago."
Cada pessoa possui o seu próprio ritmo. O primeiro aspecto a diferenciar são os propósitos. Um chefe de cozinha nem sempre terá as mesmas finalidades de uma profissional de estética. Assim como você não pode deixar seu futuro ser definido pelos planos de outra pessoa. Reveja sempre seus conceitos e mude de postura em relação a alguns assuntos, pois isso facilitará seu desenvolvimento. Saia do comodismo e da falta de esperança. Lembre-se: você é o seu melhor investimento!
Selecionamos algumas dicas importantes para começar a turbinar a sua carreira:
1 - Revise constantemente os seus planos
É normal e saudável ocorrerem mudanças. Afinal, nós mudamos com o tempo graças às experiências, vivenciamos vitórias e derrotas. Por isso mesmo é necessário revisar os seus planos constantemente e, caso sinta necessidade, não tenha medo de alterá-los.
2 - Mantenha a autoconfiança
Vamos deixar claro: autoconfiança não tem nada a ver com falta de humildade. Muito pelo contrário! É aquele impulso para ajudar quando as dificuldades chegarem e irá guiá-lo rumo aos novos caminhos para levar ao sucesso.
3 - Potencialize os seus pontos fortes
Todos nós temos pontos positivos e negativos. Porém, existe o costume de só enxergar os negativos, prejudicando a nossa autoconfiança. Busque valorizar as coisas boas em você, mostrando todo o seu potencial por meio delas.
4 - Invista no aprimoramento profissional
O mercado de trabalho está em constante evolução e, por isso, devemos sempre nos aprimorar para acompanhar as novas tendências. Invista em cursos de atualização, pós-graduação e, até mesmo, idiomas, para sair na frente da concorrência!
5 - Use o tempo a seu favor
Procrastinar pode até ser uma ideia tentadora no primeiro momento, mas não vai ajudá-lo a concretizar os seus planos. Quando perdemos tempo fazendo coisas supérfluas aos nossos objetivos estamos nos afastando do alvo. E isso pode ser prejudicial a longo prazo.
6- Seja mais leve e descontraído
Algumas situações devem ser tratadas mais seriamente, porém o bom humor traz energias positivas ao ambiente facilitando a execução das tarefas mais difíceis. A dica aqui, então, é bem simples: encare a vida de forma mais leve e descontraída.
7- Use o poder do networking
Muitas pessoas ainda não entenderam o poder de um bom networking. Vai além de conhecer pessoas: essa prática ajuda conectá-las. A partir daí, tudo parece mágica! Portanto, deixe conhecerem suas habilidades e também queiram saber mais sobre elas, para no futuro ocorrer uma ajuda mútua.
Interessou pelo assunto e quer entender melhor? Assista ao nosso Minuto Carreira.