Lidar com um boato nem sempre é fácil, especialmente no ambiente corporativo. Fofocas podem comprometer o desempenho e o ânimo dos colegas, podendo causar até mesmo problemas mais sérios com a empresa. Por isso, é preciso enfrentar a situação de maneira profissional.
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiros de Estágios (Nube) revela que o perfil mais mal visto pelos colaboradores é justamente o dos fofoqueiros, com 27,43% das respostas. Em segundo lugar, vêm os "enrolados" (27,30%), seguidos pelos ranzinzas (22,75%).
Como lidar com um boato no trabalho
"Vou contar uma coisa, mas não diga para ninguém": você já deve ter ouvido algum colega falar isso. É justamente assim que um boato pode se espalhar. A forma de agir dirá muito sobre você como profissional e como pessoa, então é preciso estar de cabeça fria.
Caso a fofoca seja sobre você mesmo, vá fundo para descobrir da onde surgiram esses comentários. É importante saber se a informação é verdadeira, por que ela foi espalhada e com qual intenção.
Depois de checar os fatos e de verificar quem começou a confusão, conversar com a pessoa é uma boa saída. Evidentemente, o encontro deve ser pacífico. Questione os motivos para o colega ter espalhado o boato e esclareça qualquer mal-entendido.
Num ambiente de trabalho, cada um deve tomar consciência de que existem indivíduos de caráter duvidoso, que podem soltar um veneninho pelo simples desejo de causar intrigas e desconfortos, ou então para tirar vantagens da situação.
Se o problema não se resolver apenas com uma conversa, o caminho mais certeiro é procurar o departamento de Recursos Humanos da empresa. Lá, você poderá relatar o que está acontecendo e deixar que a empresa resolva a situação de acordo com as diretrizes corporativas.
Além disso, dependendo do teor dos comentários, é possível, ainda, mover uma ação judicialcontra o emissor por difamação ou calúnia.