Saiba de que forma o bullying no trabalho tem atrapalhado e desmotivado os integrantes dos novos profissionais
Muito comentado entre os estudantes do ensino médio, o tema bullying agora também faz parte das pautas dos profissionais atuantes; já que, atualmente, os colaboradores e funcionários considerados ‘novatos’ sofrem o mesmo tipo de pressão e humilhação com que os adolescentes têm que lidar: o bullying no trabalho!
Embora a ideia possa parecer um tanto ridícula – tendo em vista que, em teoria, pessoas adultas e com informação jamais deveriam participar desse tipo de ‘panelinha de humilhações’ – cada vez mais jovens profissionais alegam sofrer com o bullying no trabalho; fazendo com que o clima organizacional e o futuro de um recém-formado possam ser extremamente prejudicados.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios – que contou com a participação de quase 5 mil jovens com idade entre 15 e 26 anos – o número de profissionais que alega ter se deparado com o bullying no ambiente de trabalho já chega a 49,5%, sendo que as reações de quem sofre com esse tipo de violência são as mais variadas possíveis.
Segundo o estudo, entre os profissionais que já sofreram bullying no ambiente de trabalho, 33% levam a ocorrência na brincadeira para evitar conflitos maiores; enquanto 6,7% pratica o bullying de volta (ou sobre outros colegas) como uma forma de se defender. Em função disso, cerca de 46% dos entrevistados na pesquisa crê que evitar intimidades grandes com os colegas de trabalho é a solução para evitar esse tipo de humilhação – já que, de acordo com 9,7% deles, as principais fontes dessas agressões são, justamente, os colegas mais próximos de trabalho.
Apenas 4% dos participantes afirmaram nunca ter passado por algum tipo de bullying no ambiente de trabalho – no entanto, esse pequeno grupo também se assumiu responsável por humilhar outras pessoas nessas condições, meso que de forma inconsciente; provando que um nível maior de atenção deve ser dado ao tema por parte dos profissionais de recursos humanos, evitando ainda mais problemas e uma série impensável de conflitos que podem se originar com esse tipo de situação