O ti-ti-ti prejudica as relações entre os funcionários e acaba comprometendo os resultados do negócio. Para vencê-lo, uma dica é acordo contra os mexericos.O ti-ti-ti prejudica as relações entre os funcionários e acaba comprometendo os resultados do negócio. Para vencê-lo, uma dica é acordo contra os mexericos.
Remete à pré-história a busca do homem por informações a respeito dos que o cercam. No tempo das cavernas, o objetivo era reconhecer fraquezas, medos, desejos e dons de oponentes. As informações eram passadas oralmente de uma pessoa a outra. Surgia, assim, a fofoca.
Desde então, o hábito de comentar sobre a vida alheia faz parte da convivência humana. Sendo o ambiente corporativo uma réplica da sociedade, mexericos entre colegas de trabalho são inevitáveis. Bisbilhotices, no entanto, podem comprometer o resultado das equipes.
Pesquisa feita pela empresa de recursos humanos Randstad Corporation aponta que o disse-me-disse em horário de serviço toma 65 horas de expediente por ano.
– A fofoca, quando passa do limite, compromete a confiança dentro da organização. Comentários maldosos acabam minando as relações, interferindo na união do grupo e prejudicando a produtividade – diz a coach de negócios para pequenas e médias empresas Katia Macedo.
● Manter a transparência
Na opinião da consultora, é papel do líder manter a transparência dentro da companhia. O gestor deve estar atento e intervir nesse tipo de situação. Estabelecer metas claras também ajuda a minimizar conflitos.
No livro A Empresa Livre de Fofoca, Sam Chapman afirma que “algumas pessoas acreditam que a fofoca simplesmente faz parte da natureza humana. Entretanto, não há nada natural na comunicação que fere e que tem o poder de arruinar os relacionamentos e as reputações”.
Confira as dicas de especialistas
GESTORES
Má influência
● Levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) aponta o fofoqueiro como principal responsável por atrapalhar as equipes.
Uma prática que traz prejuízos
● O mexerico tem o poder de acabar com o clima na empresa, além de arruinar reputações e reduzir a produtividade.
Controle a falação na equipe
● Crie um acordo formal entre todos os funcionários (seja verbal ou por escrito) para não participarem de fofocas na empresa.
● Interrompa qualquer mexerico, assim que for identificado.
● Com jeito, coloque a pessoa que for objeto da fofoca a par do que está sendo dito.
● Uma boa comunicação interna evita fofocas corporativas, como as relacionadas a demissões, aumentos de salário e promoções.
● Implemente uma política de transparência na empresa, com metas e objetivos claros.
FUNCIONÁRIOS
FUJA DAS BISBILHOTICES
● Por mais que você esteja curioso, procure nem saber dos disse-me-disse entre colegas. Mesmo se a pessoa que quiser te contar a fofoca for alguém em quem você confia.
● Saia pela tangente: se alguém vier lhe fazer perguntas, devolva com um “por que você quer saber?”
● Não passe adiante. Caso você não tenha conseguido fugir e acabe sabendo da informação extraoficial, não transmita para mais ninguém aquilo que lhe contaram.
Fontes: Katia Macedo, coach de negócios para pequenas e médias empresas; Sam Chapman, autor do livro A Empresa Livre de Fofoca, e Claudio Nasajon, sócio-fundador da Nasajon Sistemas
Postado por Cáren Cecília Baldo, às 16:34
Categorias: Comportamento