Felipe Costa acaba de ser contratado: período é o melhor para buscar estágioFelipe Costa acaba de ser contratado: período é o melhor para buscar estágio
Depois de passar por um acirrado processo seletivo, Felipe Costa, de 22 anos, conquistou mais um passo em sua trajetória profissional: uma vaga de estágio na Vichy, uma das empresas da gigante L’Oreal, uma das maiores do setor de beleza no mundo. Há apenas duas semanas no cargo, o estudante do 5º período de Marketing da Universidade Federal Fluminense (UFF), aproveitou a melhor época do ano para garantir uma oportunidade.
- Apesar de ter pouco tempo, percebi que o estagiário faz parte da equipe, tem acompanhento muito de perto, temos alguém para auxiliar e recebemos responsabilidade e oportunidades para mostrarmos o que sabemos fazer. Para onde eu for, vou levar essa experiência. Acho que esse período vai ser bem intenso, com muitas coisas diferentes para fazer.
Essa mudança no perfil das empresas, que passam a valorizar o estagiário como mais um profissional da equipe, ainda que em formação, fez com que a bolsa-estágio tivesse aumento de 11%, em média, entre 2012 e 2013, de acordo com pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE).
Quem quer aproveitar o bom momento, deve aproveitar: o primeiro trimestre é o momento ideal para os estudantes procurarem estágios. Cerca de 740 mil vagas são oferecidas anualmente apenas para o ensino superior, e a maior parte delas se concentra justamente no início do ano, quando há uma oferta 20% maior.
Como a concorrência é forte - existem cerca de 7 milhões de universitários no país disputando as vagas e apenas 6% estão estagiando - Yolanda Brandão, coordenadora de treinamento do NUBE, explica que as empresas buscam atualmente candidatos antenados com o que está acontecendo no mundo, que conheçam a empresa e que queiram fazer a diferença.
Confira oportunidades de estágio abertas em todo o país
- Sempre orientamos o estudante a se preocupar com a formação acadêmica e aproveitar de fato o período da faculdade para desenvolver conhecimentos especificos. Além disso, as empresas também valorizam outras experiências, como pesquisa, trabalho voluntário, prêmios, etc.
Outra dica valiosa da especialista é ficar de olho no Português, escrito e falado.
- Temos várias pesquisas que mostram que os candidatos estão sendo eliminados por conta do Portuguès. Falamos muito do conhecimento numa segunda ou terceira lingua, mas corra atrás do prejuízo e lembre que o estagio é o momento que vai possibilitar o desenvolvimento de competências para alavancar a carreira.
Na L'Oreal: investimentos no processo seletivo para atrair profissionais mais qualificadosNa L'Oreal: investimentos no processo seletivo para atrair profissionais mais qualificados Foto: Divulgação
Tallita Fahl Kemmer, coordenadora de Recursos Humanos da L’Oreal, explica que há cada vez mais investimento no processo seletivo de estágio. Quando entra na empresa, o estudante tem ainda a oportunidade de participar de um estágio internacional (através de seleção interna) e ser promovido a trainee, onde há 100% de aproveitamento.
- O processo é um diálogo, para o candidato conhecer a empresa e conseguir avaliar se este ambiente tem a ver com ele. Durante o processo, ele passa por vários cases, entrevistas. Tanto ele, quanto nós, podemos entender a oportunidade. O mais importante no nosso perfil de estagiário é essa vontade de querer fazer mais, vontade de querer participar do crescimento da empresa. Através de todo esse processo, exploramos esses aspectos.
Entre as principais características dos contratados este ano estão: responsabilidade e autonomia, pró-atividade e iniciativa, capacidade de gerenciamento, além de experiências fora do ambiente acadêmico, como trabalhos voluntários, e cotnato com sustentabilidade.
Ficou interessado? As inscrições para o processo da L’Oreal ficam abertas durante o ano inteiro, basta se inscrever no site da empresa. Além disso, os estudantes podem participar do programa Brainstorm, um jogo de negócios que desafia universitários de 45 países a desenvolverem estratégias para Kiehl’s, marca da Divisão de Luxo da empresa, com o objetivo de atingir o público masculino. Para participar é preciso formar uma equipe de três estudantes, que estejam matriculados nos dois últimos anos de qualquer curso universitário. As inscrições são até o dia 17 de fevereiro de 2014, pelo do site do Brandstorm.