A internet trouxe bens incalculáveis ao cotidiano das pessoas. Mas nem só de coisas boas vive sua existência. A utilização de sites, redes sociais e correios eletrônicos no ambiente empresarial tem que ser feita com cuidado. A má utilização acaba interferindo na produtividade e pode gerar até demissão por justa causa.
De acordo com estudos da Triad, empresa de consultoria especializada, 80% das pessoas gastam três horas de sua jornada de trabalho com atividades que não estão ligadas à sua função.
Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho reconheceu válida a exoneração de funcionários que utilizarem os equipamentos de trabalho para acessar sites de relacionamento ou trocar mensagens de e-mail com conteúdo inadequado, contendo desde piadas impróprias até imagens inconvenientes.
Para a colaboradora da área de treinamentos do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Naiara Santos da Silva, nem todas as empresas se preocupam em estabelecer regras sobre o assunto.
"Eu acredito ser preciso tornar as políticas internas transparentes, bem como as punições decorrentes do descumprimento das mesmas", recomenda Naiara. Para ela, caso o funcionário cometa esse deslize, vale à pena, primeiramente, dar uma advertência e, então, permiti-lo se redimir.
"É válido verificar a possibilidade de utilizar fora do seu horário de expediente. Afinal, ter ética e uma postura adequada mantém o profissionalismo, não prejudica a empresa e nem a sua imagem", comenta.