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Qualificações durante período de estudos devem ser enfatizadas. Candidato deve mostrar entusiasmo e energia para selecionador.

O jovem que quer ingressar no mercado de trabalho deve se preocupar em apresentar um currículo atraente e ter um bom desempenho na entrevista e dinâmicas de grupo, segundo especialistas.

Currículo
De acordo com Carmen Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o candidato deve priorizar os cursos que fez, como informática e idiomas. Se o jovem fez trabalhos temporários ou como aprendiz também deve destacar isso sem seu currículo.

“O candidato deve também colocar as habilidades desenvolvidas, como trabalho em equipe no caso de ter tido um emprego, se fez intercâmbio ou foi para a Disney e usou o inglês”, diz.

Carmen diz que atividades realizadas durante a formação escolar ou universitária contam pontos no currículo, como premiação por trabalhos, serviço de monitoria ou como assistente do diretor, trabalho voluntário e organização de eventos culturais na escola ou faculdade. “Tudo isso indica que o aluno é diferenciado da maioria”, diz.

Outras atividades que podem valorizar o currículo são projetos de iniciação científica, organização de formatura e participação em simpósios, seminários, congressos, palestras e workshops.

Dicas para o currículo
Dados pessoais
É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa. O e-mail deve ter o nome do candidato. Evite endereços eletrônicos do tipo: umagatinha@provedor.com.br.
Objetivos
Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.
Qualificações
Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. As que não forem citadas poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.
Formação acadêmica
Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a sequência: curso, instituição de ensino, ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.
Experiências profissionais
Mencione o nome da empresa e o período de atuação. Descreva sua experiência de forma objetiva, com a função desempenhada, descrição das atividades e resultados obtidos.
Idiomas
Detalhe o nível de proficiência. Experiências de intercâmbio e viagens para a Disney, em que o candidato pôde praticar o inglês, por exemplo, também podem ser destacadas.
Formação complementar
Inclua os treinamentos e cursos realizados, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.
Atividades complementares
Valorize as atividades exercidas no meio acadêmico e social, como por exemplo premiação por projetos feitos na faculdade, trabalhos voluntários ou de monitoria, organização de eventos culturais na faculdade e projetos de iniciação científica.
Fonte: Carmen Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios

Entrevista
Carmen recomenda ao candiato, antes de ir para a entrevista, pesquisar sobre a empresa em que pretende ingressar e sobre o mercado em que ela atua.

O visual, afirma, precisa ser coerente com o segmento de negócios da empresa. “O candidato deve ter cuidado com o perfume, nada de bala nem chiclete”, alerta. Se tiver dúvida, pode perguntar antes para o agente selecionador qual a melhor roupa e sapato para a ocasião.

Para a consultora, ao responder as perguntas o candidato deve ser objetivo. “É bom também olhar nos olhos do entrevistador e evitar gesticular com as mãos. Gírias, palavrões, vícios de linguagem e linguagem técnica estão fora de cogitação."

Dinâmica de grupo
Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), na dinâmica de grupo, são colocados temas polêmicos para os candidatos mostrarem suas opiniões.

“Com isso os selecionadores querem ver a postura ética, a maneira como os candidatos discutem os assuntos e de que forma eles reagem à discussão”, diz.

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