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Como trabalhar com a diversidade de gerações? 

Notícia | 25/10/2024

Gabriel de Carvalho

As diversas faixas etárias entram em contato umas com as outras em um ambiente de trabalho. Logo, assim como existem muitas vantagens nessa junção, os desafios aparecem com uma certa frequência. Para conciliar todas as idades em um lugar com foco, disciplina, respeito ao planejamento e suas atividades são necessárias algumas estratégias. Acompanhe, nesta matéria, como agregar valor e quais os benefícios de ter uma pluralidade de gerações no seu negócio.

O setor de recursos humanos deve manter-se atento e ciente para disponibilizar o suporte necessário nessas convivências. Manter um equilíbrio entre as idades e suas tarefas é importante para o avanço da empresa. O valor de uma tarefa de alguém mais velho somado com a de um indivíduo de menos idade, traz ganhos na criação de um lugar agradável e focado nos seus objetivos e ofícios.

De acordo com o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW. No estudo, mais da metade dos profissionais (51,6%) enfrentam dificuldades para lidar com as expectativas das diferentes gerações no meio corporativo. Um levantamento recente do ManpowerGroup identificou a resiliência e a capacidade de adaptação como as duas das principais características mais relevantes para as instituições atualmente.

Segundo a pesquisa da Great Place To Work, a distribuição etária nas principais organizações brasileiras está assim:

  • 12% possuem até 25 anos (Geração Z)
  • 33% estão entre 26 e 34 anos (Geração Y)
  • 52% são de 35 e 54 anos (Geração X)
  • 3% possuem mais de 55 anos (Baby Boomers)

Conforme os dados, ter um vasto número de pessoas com idades distintas em uma mesma produção é um processo colaborativo.“Com a soma de competências dos profissionais de diferentes gerações, é possível aumentar o potencial de inovação e melhorar os resultados das equipes. Por exemplo, enquanto os jovens possuem mais familiaridade com determinadas tecnologias, os colaboradores experientes costumam ser mais resilientes no enfrentamento de problemas complexos”, explica Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas no ManpowerGroup Brasil.

Retenção de talentos

Hoje, diversas corporações passam por perdas significativas de funcionários. A pergunta seria, como atrair e reter esses talentos? Os pontos principais são planos bem desenvolvidos pelo RH para atingir o com benefícios, impactar diretamente a satisfação do time e despertar um interesse em fazer parte do grupo.

Para Jhonata Lima, especialista em Marketing da Up Brasil, um novo olhar para essas situações precisa ser criado. “As corporações precisam investir em programas de bem-estar no trabalho que promovam estilos de vida saudáveis e equilibrem o lado pessoal e profissional”, acrescenta.

Navegando na era digital

A preparação da Geração Z para o mercado de trabalho está ligada diretamente ao seu convívio e proximidade com os meios tecnológicos. Como é a primeira a crescer em um mundo totalmente digitalizado, elas possuem uma afinidade natural com as redes sociais, dispositivos eletrônicos e plataformas on-line. Isso é crucial para o seu crescimento tanto na em todas as esferas de um ser humano.

Carreiras consolidadas e em evolução

Em um ambiente com uma diversidade geracional extensa, você encontrará indivíduos com suas carreiras consolidadas e outras no início da sua jornada. Dessa forma, é agregador para ambas as partes criar uma conexão e manter um auxílio mútuo, assim, os resultados serão alcançados e a companhia continuará no seu processo de evolução.

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