Começar uma nova trajetória é emocionante e desafiador. Essa oportunidade é boa para adquirir habilidades, conhecer pessoas e enfrentar desafios. No entanto, também pode ser uma fonte de ansiedade, medo e insegurança, principalmente no caso de estagiários ou jovens aprendizes. Sendo assim, entenda como se adaptar ao novo ambiente, criar uma boa impressão e estabelecer relações positivas com os colegas e chefes.
Como começar bem em um novo local?
Imagine-se no ponto de partida de uma maratona chamada "carreira". Assim como em qualquer grande jornada, os primeiros passos podem determinar o ritmo para todo o caminho. “Com base em minha vivência ao observar e interagir em empresas de consultoria, multinacionais e até mesmo em instituições acadêmicas, certas práticas iniciais têm um impacto significativo”, comenta o sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria, Virgilio Marques.
Para ajudar quem está nesse momento da carreira, o especialista traz algumas dicas:
Compreenda a cultura e as pessoas:
É preciso assimilar a cultura organizacional e conhecer a equipe. Participar de reuniões, almoços informais e outras atividades sociais é fundamental. Conforme Edgar Henry Schein, autor de "Cultura organizacional e liderança", esse aspecto influencia no comportamento dos colaboradores. Assim, observar, ouvir atentamente e fazer perguntas relevantes são maneiras eficazes de se integrar.
Marques relata sua inspiração na história de Warren Buffett. “Ele dedicava horas à leitura de relatórios anuais para compreender não apenas os números, mas a cultura das empresas antes de investir. Durante minha carreira como consultor, desenvolvi métodos semelhantes, como analisar as avaliações na Internet”.
Esclareça suas responsabilidades:
Identifique o seu papel e responsabilidades transparentes. “Converse com o gestor para entender as expectativas e objetivos. Isso é determinante para contribuir de maneira significativa para a organização. Estabeleça metas claras e realistas para os primeiros 90 dias, com marcos mensuráveis, indicando seu comprometimento e habilidade de planejamento. “Mostrar preocupação com os resultados pode colocá-lo à frente”, incentiva o executivo..
Domine as ferramentas e os processos:
Adapte-se às ferramentas e sistemas internos. Seja proativo ao solicitar treinamentos e acessos necessários. Segundo a Teoria da Aprendizagem Social, de Albert Bandura, a observação e a modelagem são formas poderosas de aprendizado em um novo ambiente. “Portanto, não hesite em buscar ajuda ou encontrar um mentor para orientá-lo. Familiarize-se com a lista de termos utilizados entre o grupo”.
Estabeleça uma comunicação eficaz:
A comunicação é crucial para o sucesso em qualquer função. Certifique-se de se apresentar a todos os membros-chave da companhia e compreenda como sua função se relaciona com os diferentes departamentos. Identifique também os canais apropriados para cada tipo de interação. Estude como funciona na instituição e esteja preparado.
Solicite feedback e seja proativo:
Peça um feedback ao seu superior. Isso demonstra disposição para melhorar. Essa prática é essencial para o desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, a detecção e resolução de pequenos problemas evidencia a capacidade de iniciativa e desejo de contribuir. “Já cometi o erro de não solicitar essa avaliação e, após um tempo, havia várias reclamações. Se tivesse obtido esse recado antes, evitaria contratempos e mal-entendidos”, lamenta o empresário.
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