Atualmente, muito se ouve falar sobre as famosas “soft skills”, sua necessidade no âmbito profissional e o diferencial iminente em quem as detém. Em um mercado cada vez mais tecnológico, com mudanças aceleradas e problemas complexos, a produtividade e o bem-estar do time estão diretamente relacionados com o quanto eles estão preparados emocionalmente para lidar com as dificuldades, mantendo a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, aprenda mais sobre essa capacidade e seus fundamentos agora!
Qual o significado de soft skills e por que é algo tão fundamental?
Definidas como um conjunto de competências relacionadas ao comportamento humano, o termo da língua inglesa considera algumas características necessárias para alcançar os objetivos na carreira. Logo, estão relacionadas à sua área de atuação e, principalmente, ao posto de desejo da ocupação. Um exemplo grandioso é a inteligência emocional, quando alguém consegue lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior. A empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes são outros pontos de destaque nessa questão e todas elas trazem benefícios para a vida pessoal também. "O autoconhecimento é uma ferramenta essencial para saber quais são as fortalezas da nossa personalidade podendo ser apresentadas como diferenciais e quais características devem ser trabalhadas para a conquista de resultados melhores. Para isso, é preciso conhecer nossos próprios modelos mentais, analisar, questionar e alterar determinados valores e crenças para ser possível modificar nossas ações”, explica Joacir Martinelli, diretor executivo da Duomo.
No geral, essas aptidões costumam ser desenvolvidas principalmente na infância, porém, ao tomar consciência dos comportamentos e do impacto deles na sua trajetória, cria-se um terreno fértil para um amadurecimento em qualquer etapa. “Com esta consciência, o seu próximo passo consiste em conhecer e desenvolver novas formas de agir. Albert Einstein sempre dizia como insanidade é querer um resultado diferente fazendo sempre igual, então, o progresso das soft skills acontece quando passamos a agir de forma diferente a partir da sabedoria atual. Por exemplo, se você identificou a escuta não sendo muito recorrente na sua forma de agir, passa a entrar nas conversas mais presente, interessado pela fala do outro e mais curioso. A partir desta experiência de experimentar fazer divergente, esse novo hábito, com o tempo, se torna um novo comportamento”, explica Lucedile Antunes, fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching, especialista no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de Carreira.
Quando se está inserido no ambiente de trabalho, é preciso ter em mente como a empresa procura por colaboradores agregando valor à corporação e o contrário também ocorre. O profissional busca atuar em locais com algum peso positivo para a sua trajetória, afinal, apesar de muitas pessoas desempenharem a mesma função, o olhar e as ideias de cada uma sobre determinado assunto são únicos. Assim sendo, as soft skills fazem parte da construção de uma marca pessoal e são ferramentas determinantes para criar um relacionamento tanto com a corporação quanto com os colegas de ofício. As habilidades interpessoais ajudam a criar motivação, foco, orientação para resultado, capacidade de colaborar e produtividade de alta performance. Cargos de liderança, principalmente, precisam dispor de estratégias variadas ao lidarem com as próprias emoções e com as de outros sujeitos.
Existem diversas formas de alcançar essas características procuradas pelas organizações, como resiliência, produtividade, assertividade, empatia e comunicação significativa. A realização de workshops para resgate e apropriação de cada uma delas, com aplicação prática dos aprendizados e validação dos resultados, é uma opção com ótimos efeitos. Tais medidas de ação fazem parte de uma prática de avanço de maestrías naturalmente fluentes em cada indivíduo. “70% do desenvolvimento de competências é sobre a prática. Tarefas desafiadoras, experiências profissionais diferenciadas e mão na massa têm um grande impacto sobre este processo", comenta Martinelli.
Características assertivas em um líder de sucesso
A Rainha Elizabeth II foi um exemplo mundial de liderança e carisma. Nascida em 1926, a monarca governou 32 estados independentes durante a sua vida, 14 dos quais até à data da sua morte, em 2022. Assim como o Reino Unido e os Reinos da Comunidade das Nações desde 1952. Ela tinha um mentor para lhe ensinar tudo antes de ocupar o cargo exercido, aprendendo como se comportar, falar e agir. Isso inclui, além dos afazeres e demandas do posto, sua desenvoltura para poder se destacar como o carisma, sendo tão amada pelos ingleses e respeitada em todo o globo.
Além disso, estiveram presentes valores muito importantes como o respeito ao próximo, disciplina em seguir as regras, ética e a determinação em tudo feito. Ciente da figura de renome a qual estamos nos referindo, Lucedile chama a atenção para certas virtudes as quais levaram Isabel II ao sucesso:
Resiliência: sua alta capacidade de controle frente às adversidades, de enfrentar os problemas com equilíbrio e lidar com cenários incertos sabendo como se adaptar às transformações.
Inteligência emocional: manteve-se serena e gerenciando as suas emoções nos momentos de maior pressão.
Comunicação assertiva: foi capaz de expressar pensamentos e opiniões de maneira direta, objetiva, compreensível, de forma respeitosa e acolhedora.
Aprendizado contínuo: também conhecido como lifelong learning, sempre esteve muito presente nas atitudes da rainha, pois aprender sempre, com cada experiência, a levou a buscar sua evolução como ser humano.
Resolução de problemas: é a capacidade de encontrar uma saída para os problemas de forma eficiente. Focar na solução sempre foi uma atitude da mesma, ao invés dela buscar culpados quando erros aconteceram.
Escuta ativa: permitir haver atenção, interesse genuíno e envolvimento em uma conversa.
Liderança: habilidade de motivar um grupo de pessoas a alcançar um objetivo comum e um propósito, sendo uma fonte de inspiração.
Dessa forma, fica claro como essas habilidades são essenciais para atingir o tão sonhado sucesso. O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), acredita no seu potencial e te ajuda a ir cada vez mais longe, por isso, na Feira de Estágios Nube 2022, convidamos a Erika Fernandes Dantas, analista de DHO sênior no grupo Petz, para falar um pouco sobre “o que são e como desenvolver hard e soft skills”. O posicionamento da especialista está gravado e disponível de forma on-line e gratuita no Youtube, com mais de 2.600 visualizações.
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Confiamos na sua capacidade de se desenvolver ainda mais e prosperar na carreira!