Você já ouviu falar no conceito de resiliência? Sabe porquê ele é tão relevante no contexto empresarial? Se suas respostas foram “não” para esses questionamentos, fique tranquilo! Nesta matéria do Nube, você poderá entender o conceito por trás do termo e compreender como aplicá-lo em sua vida!
Definição
A nomenclatura está relacionada ao ramo da física. Os especialistas da área a atribuem à habilidade de um corpo ou objeto voltar ao seu formato inicial depois de algum impacto causando uma deformação.
Como essa ideia se aplica à linguagem empresarial?
Imaginando a imposição dessa palavra com um significado adaptado ao mercado, é possível entender como essa se trata de uma capacidade imprescindível. Afinal, para esse universo, ser resiliente significa ser capaz de, mesmo em situações mais estressantes, ter controle emocional para não ficar abalado.
Explicando a relevância
De acordo com o analista comportamental, Fábio Carvalho, de Ribeirão Preto, essa característica é de extrema importância para o dia a dia nas corporações. “A rotina nas companhias tende a ser sempre agitada, com desafios constantes, os quais demandam das pessoas um alto nível de controle sobre seus sentimentos, tanto para as entregas, quanto para se relacionarem com seus colegas e chefes”, comenta.
Como desenvolver?
Ainda de acordo com o especialista, o primeiro passo para conseguir aprimorar esse aspecto é investindo no autoconhecimento. “Você precisa descobrir quais são seus maiores gatilhos, coisas capazes de tirar você do sério ou de te chatearem, frustrarem ou desmotivarem. Também saiba quais atitudes, informações e contextos te incentivam, te engajam”, orienta.
Para ele, somente a partir disso será fácil entender como trabalhar sua mente e reorientá-la para tentar lidar com os assuntos mais complicados de maneira racional.
No estágio
Para Olívia Albuquerque, estudar e estagiar ao mesmo tempo traz um desafio para o qual a resiliência se encaixa perfeitamente. Atualmente, ela cursa psicologia na Faculdade das Américas - FAM. “Lido com um alto nível de responsabilidades, no âmbito acadêmico e no profissional. Se eu não tiver controle, provavelmente não conseguirei gerenciar todas as delegações”, relata.
Portanto, se atente a isso e invista em você. Conte sempre com o Nube!