Os profissionais do século XXI enxergam os modelos e estilos de negócios com uma perspectiva diferente de antes. Em meio a isso, o home office ganha destaque. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% dos entrevistados preferem ter flexibilidade de local de trabalho.
De acordo com Claudia Sanches, coach de carreira do Rio de Janeiro, as pessoas buscam a conciliação das suas atividades profissionais com seus compromissos pessoais. “Pessoas são mais produtivas quando estão dispostas e sem preocupações, e não dentro de um horário limitado”, considera. Assim, o colaborador ganha autonomia para gerenciar seu tempo e a organização compõe um time motivado.
No entanto, o modelo não cabe para qualquer um. De acordo com a especialista, há quem precisa de um ambiente com outras pessoas para se sentir parte da empresa e conseguir produzir assertivamente. “Também depende da função e da tarefa a ser desempenhada, para abrir a possibilidade de ser executada à distância”, completa.
Portanto, segundo Claudia, uma gestão focada nos resultados encontra no modo remoto uma forma de reduzir custos e aumentar o rendimento. No entanto, esse formato deve ser aplicado de forma adequada para ser eficiente. Em primeiro lugar, é primordial estar bem definido entre as partes o contrato contemplando responsabilidades e direitos do funcionário, assim como a forma de reporte e entrega de tarefas.
Além disso, a especialista ressalta o perfil adequado para esse tipo de trabalho: “responsável, responsivo, com maturidade profissional e desempenho à autogestão”. A carioca Elisangela Muniz é recém-formada em administração e concorda com o fato do formato ser para poucos, pois enxerga vantagens no ambiente corporativo. “A pessoa deve ser centrada e organizada. A ideia me agrada, mas quero ainda amadurecer algumas características pessoais para me encaixar no esperado”, conta.
Lembre-se: tenha comprometimento e responsabilidade. Afinal, investir nessa novidade pode ser crucial para a performance dos negócios e o bem-estar dos profissionais! Boa sorte!