A nova revolução industrial é caracterizada pela conectividade dos aparelhos, comunicações móveis, redes sociais e inteligência artificial. Trata-se de uma era na qual, as barreiras entre o mundo físico e digital, são praticamente inexistentes e o consumidor está sempre on-line. Conhecer a fundo esse mercado e saber como agir nesse momento de constante mudança irá diferenciar o empreendedor 4.0.
Ao longo dos anos, o empreendedorismo também tem se transformado com os avanços tecnológicos. Estar antenado a essas modificações é imprescindível para quem quer entrar nesse mundo, onde tudo deve ser realizado com excelência e velocidade, pois o cliente está cada vez mais exigente, vigilante e participativo.
As pessoas estão saturadas dos mesmos serviços, produtos e comportamentos, por isso, trazer novas visões e soluções é indispensável para se destacar. “Os millennials, por exemplo, nascidos entre 1980 e 1996, já possuem, de certa forma, uma vantagem dentro do mercado 4.0, pois cresceram em meio à aceleração e a plataformas inovadoras”, explica Flávio Vinte, empreendedor, mentor e consultor de liderança.
A aproximação dos jovens com o próprio negócio, promovida pela tecnologia, é reforçada pela pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), do Sebrae/IBQP, a qual revela o novo perfil do empresário no país. Segundo o levantamento, no ano passado, a participação de indivíduos entre 18 e 34 anos, no total de empreendedores em fase inicial, cresceu de 50% para 57%. Isso significa que são 15,7 milhões buscando informações para abrir uma empresa ou já em atividade no período de até três anos e meio.
De acordo com informações do mesmo estudo, 72% das startups brasileiras são comandadas por quem tem de 25 a 40 anos. “A explicação é o ambiente descontraído típico desses locais, a liberdade para criar e impactar nas estratégias e a possibilidade de desenvolver serviços produzidos por bases tecnológicas”, garante o especialista.
Com menos de 35 anos o carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo. É publicitário, investiu em um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas. Além de ser palestrantes sobre empreendedorismo e comércio eletrônico, ele também é destaque como influenciador nas redes sociais, compartilhando sua experiência. “Sempre tive muita vontade de ter minha organização. Hoje, tenho uma loja on-line e já estamos em uma fase de expansão. Com isso, quero me dedicar para crescermos não só no Brasil, mas também investir e colaborar para a ascensão fora daqui”, assegura.
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