Empreender é um ato de coragem. Para iniciar um investimento necessita-se de um bom aprendizado e grandes inspirações. Logo, os profissionais nessa área, ou quem deseja se tornar um deles, buscam auxílio em livros e jornadas de sucesso. Para te ajudar nesse ramo, indicaremos algumas obras para estar no repertório de qualquer empreendedor.
“De zero a um”, de Peter Thiel
Dar um start em projetos não é simples. Levando em consideração o tamanho do mercado e as diversas áreas abraçadas por ele. Apesar dessas questões, encontramos diversas inspirações e guias para colocar o seu negócio no topo. Porém, segundo o autor, eles devem ser vistos com objetos para estudo e não um modelo a ser seguido à risca.
A obra também abrange sobre o fato da cópia. Quando você realiza algo já existente, não há autenticidade suficiente. Além de competir com toda a concorrência. Assim, de acordo com Thiel, criar algo nunca feito será a construção de um monopólio, e o sucesso vem por meio dessa atitude encorajadora.
“A Startup Enxuta: como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos”, de Eric Ries
O termo startup é conhecido em diversos segmentos do mercado. Esse modelo está sendo amplamente utilizado ao redor do mundo. Logo, mudam a maneira de pensar das empresas sobre os próprios produtos e serviços. De acordo com Ries, a dedicação é para criar algo novo sobre condições incertas.
O autor aborda a ideia de atingir tanto o empreendedor iniciante quanto o profissional atuante em uma multinacional. Ao decorrer das páginas, você se depara com histórias de sucesso e quem colocou em prática o termo “startup enxuta”. Assim, se transformaram mediante esse modelo revolucionário do mercado.
“O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas”, de Ben Horowitz
Dirigir uma empresa não é uma tarefa fácil. Por isso, Horowitz descreve no livro algumas de suas vivências dentro desse meio e destaca alguns desafios recorrentes nesse percurso. Além disso, como um dos maiores empreendedores do ramo, ele conta a história de como fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia.
O livro é composto por diversas dicas e insights valiosos para quem já está inserido nessa realidade ou pensa em fazer parte dela. Além disso, o autor fala verdades de forma clara e coloca algumas situações incômodas, como demitir um amigo e até saber o melhor momento para vender a sua companhia.
“O milagre da manhã para empreendedores”, de Hal Elrod, Cameron Herold e Honorée Corder
O best seller, após o seu lançamento, está ajudando os leitores a redefinirem as suas manhãs e mudando a vida de muitos para criar uma nova visão sobre suas práticas diárias. O intuito é trazer uma mudança para líderes e empreendedores a levarem o seu negócio para o próximo nível e mudarem suas vidas.
Ao decorrer das páginas, você descobrirá como pode construir um império e administrá-lo para prosperar no futuro. Utilizando a sua capacidade pessoal e liderando a equipe certa ao seu lado, o livro oferece aos leitores a oportunidade de embarcar em um aprendizado didático e encorajador.
“O diário de um CEO: 33 leis para os negócios e a vida”, de Steven Bartlett
A ideia do livro de Bartlett é manter histórias de modo permanente e não apenas algo para curto prazo. O autor coloca práticas já vivenciadas e mostra um caminho para os empreendedores entenderem por onde o sucesso pode chegar.
Ele mostra algumas leis para alcançar a excelência. Logo, os princípios aplicados na obra são baseados na psicologia, na ciência comportamental e na sabedoria das milhares de pessoas entrevistadas por Steven Bartlett.
Recebeu dicas valiosas para colocar em prática?
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!