Gerenciar pessoas não é tarefa fácil. Um líder deve cumprir com excelência a responsabilidade de guiar uma equipe e trazer bons resultados para a empresa. Para isso, a técnica mais utilizada pelos superiores é o feedback. Saiba como dar uma devolutiva eficiente!
De acordo com Weliton Cunha Junior, professor e diretor geral da WGCJ Empreendimentos, no Rio de Janeiro, muitas vezes a dificuldade está em expressar seu posicionamento e dizer ao grupo as demandas sem causar desconforto. Outra questão é não ser eficaz, ou seja, sem resultados.
Para ele, a prática não deve ser confundida com avaliação de performance. “As respostas são constantes, rotineiras e visam corrigir ou melhorar comportamentos de seu time no dia a dia”, explica. Pensando nisso, veja algumas dicas para te ajudar a criar um ambiente propício para o crescimento de todos os envolvidos:
1. Seja assertivo: a comunicação deve ser clara e objetiva. Demonstre sua confiança na capacidade do colaborador em aumentar sua produção.
2. Pratique a empatia: deixe de lado julgamentos. A sua intenção não é dar bronca ou intimidar, mas fornecer ferramentas para o desenvolvimento dos colaboradores
3. Dê feedbacks imediatos: não espere para comentar sobre um trabalho ou uma atitude um mês depois do ocorrido. Isso não é o suficiente, pois perde a relevância e cria um sentimento de “por quê você só está me falando isso agora? Já passou, não importa mais”.
4. Escute: no encontro deve haver um momento para a pessoa poder se expressar e se sentir ouvida.
5. Acompanhe posteriormente: não torne esse evento único, afinal, conversar e nunca mais tocar no assunto não muda o comportamento de ninguém. Essa deve ser uma atividade sistemática e contínua.
Isabella Teixeira, coordenadora interna do Nube, em sua posição acredita na competência do método como um direcionamento para o indivíduo. “Sem qualquer tipo de devolutiva é como trabalhar no escuro, sem saber se está fazendo certo ou errado”, afirma. Isabella também enxerga vantagens no desempenho. “Os benefícios são visíveis diretamente na produtividade e qualidade. Além disso, melhoram o relacionamento ao se tornar mais natural e fácil com o diálogo”, conta.
E você? Como faz para dar uma notícia ao time? Compartilhe suas experiências positivas e negativas com essa prática!