Com certeza você já chorou quando criança para conseguir algo desejado, não é? A negociação faz parte da vida do ser humano desde muito cedo. No meio empresarial, essa competência é muito relevante. Afinal, os times de trabalho são formados por pessoas de diferentes gerações e modos de pensar. Porém, como ser honesto e razoável na hora de discutir pelas suas vontades? Saiba mais nesta matéria!
Uma pesquisa do Nube questionou: “se você tem problemas com seu chefe, o que faz?”. A grande maioria (79,78%) dos respondentes escolheu a opção “sento para conversar e busco uma solução para manter um bom clima”. Saber argumentar e encontrar uma saída razoável é uma habilidade útil para o ambiente corporativo.
A analista de eventos do Sesc em Belo Horizonte (MG), Lorena Lage, considera-se boa no quesito. “Sou bem comunicativa, sei me expressar bem e tenho poder de convencimento”. Para ela, a capacidade é importante em qualquer trabalho “Desde o momento da entrevista, até a conversa sobre salários, jornada, e mesmo durante o trabalho desempenhado”. Por isso, o aprendizado de novas técnicas é fundamental, pois contribui tanto para o profissional quanto para o pessoal.
Para a gestora de negócios Bruna Micalli, a melhor maneira de realizar a missão é conhecendo o objeto a ser pleiteado. “Tarefas, parcelamento da compra… é possível brigar até pelo preço do pão utilizando boas ideias. Tudo tem uma margem alterável”, ensina. Logo, o ato vai além e envolve a habilidade de buscar um acordo em diversas situações do dia a dia.
A recomendação final é: na hora de argumentar com o gestor ou colegas de trabalho, é preciso ter objetivos e utilizar métodos para chegar ao resultado desejado. O ideal é não ser egoísta e sempre procurar soluções nas quais todas as partes saiam ganhando. Assim, você contribui para a manutenção de relacionamentos saudáveis.
Cuide sempre da sua evolução profissional!