De fato, uma das questões mais faladas no mundo corporativo é o feedback. Esse é o recurso utilizado, principalmente por líderes, para orientar os colaboradores da maneira correta e direcioná-los a um rendimento melhor. Quer entender mais sobre o assunto? Então veja estas dicas do Nube!
Grande parte dos jovens já entende esse ponto como algo proveitoso, de acordo com pesquisa do Nube. No levantamento, foi realizada a pergunta “como você recebe um feedback de seu chefe?”. Dos mais de 4 mil participantes, 75,14% responderam: “de maneira positiva, pois me ajuda a melhorar meu comportamento”. Portanto, se você é estagiário ou aprendiz, deve adotar essa noção para seu crescimento.
De acordo com a coach de desenvolvimento humano, Nanda Ricci, de Campinas, esse retorno é uma das melhores ferramentas de evolução do profissional. “Se bem aplicado, o estagiário terá a oportunidade de saber da existência de algo para ele aprender”, aponta. Para ela, sem esse tipo de posicionamento, não existem oportunidades valiosas para adquirir conhecimentos.
Por isso, para a especialista, o estudante precisa estar preparado para receber orientações. “Ninguém gosta de receber críticas e a maioria de nós tem essa visão sobre essa ferramenta. Encaramos como crítica, bronca e até mesmo como desvalorização de nossas ações”, expõe. Portanto, segundo Nanda, é necessário gerenciar essa crença equivocada e adotar uma postura receptiva. “Sem conceitos pré-concebidos, nem autocrítica exagerada e menos ainda, sem levar para o pessoal”.
Ainda segundo a coach, se esse recurso não for aplicado, principalmente no início da carreira de alguém, será mais difícil conquistar novas posições. “O fundamento do estágio é aprimorar conhecimentos com a prática. Se no começo da trajetória, você não receber orientações, corre o risco de se tornar um profissional deficiente. Os erros só ensinam quando temos consciência deles”, finaliza.
Bárbara Belo estuda administração na Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e já estagia na área. Para ela, ser analisada, inclusive quando faz algo certo, é fundamental. “É importante para sabermos se estamos fazendo algo corretamente”, afirma. Para ela, isso pode facilitar o engajamento e a motivação. “Um elogio, por exemplo, nos deixa mais confiantes”, conclui.
Portanto, fique de olho! Se seu chefe não costuma avaliar seu desempenho, estimule essa prática e sempre esteja disposto a ouvir novas orientações. Com isso, você ficará cada vez mais perto do sucesso. Gostou? Então deixe sua devolutiva em nossas redes sociais! O Nube te deseja boa sorte.