Redes sociais como o Facebook, Linkedin e o Twitter nasceram relativamente há pouco tempo no Brasil, mas já começam a despontar como ferramentas utilizadas por empresas para anunciar oportunidades de estágio e emprego. A ferramenta digital é cada vez mais utilizada pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas do ABCD e da Capital.
Edson Grossi, supervisor do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de São Bernardo, ressaltou que os internautas compartilham rapidamente as oportunidades e o volume de contratações cresce.
“Para agarrar essas oportunidades é sempre válido focar no desenvolvimento das competências pessoais e em um idioma. Esses são diferenciais e mostram maturidade”, disse.
De acordo com Renato Grinberg, diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com, as redes sociais deixaram de ser apenas entretenimento e se tornaram um recurso rápido e eficaz para o trabalhador que procura um novo posto de trabalho. “Os aplicativos sociais surgiram com o intuito de as pessoas se comunicarem, mas em pouco tempo passaram também a funcionar como um portal de anúncio tornando os processos de seleção ainda mais rápidos”, destacou.
Para a coordenadora de seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Natalia Varga, as redes sociais servem como espaço para anúncio e também para pesquisar o perfil do candidato. “Utilizamos estas ferramentas para consultar detalhes e checar se, de fato, a pessoa é a mais indicada”, ressalta.