Com o crescimento exponencial do mercado de trabalho, existe a exigência de que os jovens se reinventem para ter maior destaque e alcançar os seus objetivos. Sendo assim, a procura por ter o seu próprio negócio é uma escolha cada vez maior, segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) com jovens de 15 a 29 anos.
Dos 41 mil entrevistados, mais de 50% consideram abrir o próprio negócio no futuro, 16% já se consideram com perfil empreendedor. Outros 35% também possuem essa vontade, mas pretendem fazer mais especializações antes. Por fim, 21% se veem em cima do muro.
De acordo com o consultor de negócios do Sebrae, Vitor Abreu, existem três variáveis que se encaixam nesse processo:
“Cada vez mais os jovens estão se identificando e passando a buscar as suas realizações. A atividade empreendedora, muitas vezes, vai nessa direção, seja de impacto social ou independência financeira, características que contribuem na busca pelo empreendedorismo. Outra [variável], é o imediatismo. Esse comportamento é comum entre os jovens, que tendem a querer um resultado mais rápido em termos de ganho financeiro. Então, o empreendedorismo acaba sendo um atalho para que eles possam ter esse retorno de uma forma mais séria”, diz.
Dicas
O especialista afirma que o mercado de trabalho está cada vez mais complexo e isso impacta nas definições dos jovens. Por outro lado, o acesso às informações tem crescido cada vez mais, ou seja, é mais fácil você se preparar para empreender. Dessa maneira, confira as dicas de Vitor Abreu:
Para quem não empreende ainda
1. Busque por ambientes empreendedores – Parece básico, mas é importante ter contato com cenários otimistas. O Sebrae é um deles, e existem várias que apoiam e fomentam o empreendedorismo que geram conexões. Esses ambientes e momentos empreendedores, junto com outros empreendedores, auxiliam nesta jornada.
2. Conhecer a jornada empreendedora – Existe toda uma jornada, onde os jovens que não sabem como empreender precisam estar atentos ao passo a passo, entender o que está por trás e a realidade que é estar à frente de um negócio.
Para os que já empreendem
1. Permanecer em constante monitoramento – Prestar atenção nos levantamentos de informações, análise de mercado, e aspectos financeiros de seus negócios. O foco maior é nos estágios distintos: o momento inicial, que pode ser mais complexo, depois o negócio tende a entrar numa estabilidade, com um estágio de aceleração da participação de mercado e faturamento.
2. Estudar os seus comportamentos – Eles serão apresentados num futuro e ajudarão a encontrar sua identidade no ramo. Naturalmente, os jovens são mais ousados e querem arriscar mais, visualizar grandes possibilidades, então a atenção é voltada a esses aspectos, para que os mesmos não pulem etapas de amadurecimento do negócio.