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Os últimos anos foram marcados por um intensa competitividade no mercado, seja pelo ponto de vista dos candidatos, buscando as melhores vagas, quanto dos contratantes priorizando os talentos de destaque. Nesse quesito, as empresas lutam contra a escassez de mão de obra qualificada e abrem suas portas para novos prodígios, visando aprimorar a performance comercial interna e elevar o sucesso do negócio.

O desemprego em queda no Brasil 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2023, a taxa de desemprego estava em 7,6%. O trimestre móvel, terminado em outubro, marcou o período como o menor índice desde fevereiro de 2015. Na mesma época, em 2023, o número equivalia a 8,8%. 

“Essa foi uma ótima notícia para a realidade social do país, impulsionada, em grande parte, por setores específicos, como o industrial e de serviços. O crescimento da economia e a expansão de novos postos propiciou oportunidades significativas as quais esperamos permanecer nos próximos 365 dias a diante”, pontua Seme Arone Junior, presidente do Nube. Nesse contexto, a desocupação também diminuiu, passando de 12,5 milhões em outubro de 2022 para 8,3 milhões em 2023. 

Seguindo esse viés, a demanda pelos melhores profissionais criou um cenário de disputa, tornando crucial a adoção de estratégias de retenção eficazes. “Para isso, é interessante avaliar quais os benefícios, oportunidades e vantagens oferecidas pelo estabelecimento. Como esse lugar pode chamar a atenção positivamente? O que o torna indispensável? Por que trabalhar aqui é uma boa escolha? Nesse momento, a preocupação com o bem estar interno vem à tona. Os cidadãos pós pandemia estão cada vez mais inclinados a um emprego associado à sua saúde mental e se alinhar a isso é um excelente passo”, indica.

3 dicas para aperfeiçoar o quadro de funcionários

Uma pesquisa do Nube – Estagiários e Aprendizes perguntou a 23.985: “como você avalia as exigências das empresas para contratação?”. A maioria (43,96%) acredita depender, pois algumas pedem corretamente, enquanto outras exageram. Uma parcela (27,92%) concorda com processos menores, pois consideram a maioria grande, prejudicando a aprovação. Para 12,94% são justos, porém falta aprimoração pessoal de perfil, assim como 15,19% vê como maior problema a falta de qualificação de cada um, por serem muitos concorrentes.

Logo, para abranger um público cada vez maior e mais satisfeito com o empreendimento o ideal é as corporações passarem por um inovação nos seus modelos de atração. Pensando nesse cenário, algumas dicas podem auxiliar reter os talentos mais promissores e vencer a competição do recrutamento:

  • Cuidar das condições de trabalho: oferecer uma boa conjuntura para se atuar, seja com excelentes vantagens, remuneração acima da média ou sistemas de recompensa brilham nos olhos dos trabalhadores. “Zelar pela felicidade, engajamento e saúde dos funcionários eleva a propensão deles a se encantarem pela marca. Esse é um divisor de águas”, comenta Arone Junior.
  • Incentivar o aprendizado constante: o mundo se encontra em evolução contínua e quem não estuda esse processo e as tendências do momento, fica para trás. “Os contratados sabem dessa realidade e compactuam com a ideia da organização apoiar essa renovação de conhecimento. Proporcionar treinamentos, cursos, workshops e oportunidades de se desafiar mostram como, além de tudo, a pessoa ainda vai se desenvolver lá dentro”, explica o executivo. 
  • Oferecer chances de crescimento e um plano de carreira: as companhias como um todo, vão atrás de sujeitos querendo vestir a camisa do lugar e fazer história lá dentro, permanecendo por muitos anos. Todavia, para isso ocorrer é preciso possibilidades de elevar o cargo, alterar as funções e subir o salário. “É interessante investir em quem já está dentro, conhece as demandas e gosta do ambiente. Dê uma perspectiva de futuro para essa galera e colha os frutos com membros comprometidos”, sugere o gestor.

O Nube acredita no potencial de inserir estagiários e aprendizes no meio empresarial e ajuda nesse procedimento. “Dessa forma, podemos começar 2024 com um time mais alegre, determinado, focado e disposto a enfrentar desafios para superar o ano com êxito”, finaliza o presidente.

Fonte: Seme Arone Junior, presidente do Nube.

Serviço: Como aprimorar o quadro de colaboradores em 2024?

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedinVimeo YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Carolina Amaral 

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