Segundo estudo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o funcionário fofoqueiro é aquele que mais prejudica o ambiente de trabalho. Quando perguntaram “qual perfil é mais difícil de lidar em uma equipe”, as 7 mil pessoas envolvidas na pesquisa, responderam que esse tipo de funcionário ganha mais antipatia do que o enrolador ou o ranzinza.
“De um modo geral, a fofoca é intolerável. Somente se for algo sem nenhum comprometimento, ou seja, uma ‘brincadeira’ sem nenhum prejuízo danoso à pessoa alvo da fofoca”, explica a psicóloga e analista de Recursos Humanos, Isabel Moraes.
Tal prática além de criar um ambiente “pesado” e desagradável, prejudica não só a imagem da vítima dos comentários, quanto principalmente, a da pessoa que está fazendo a fofoca. Em casos extremos pode ser um motivo para demissão. “Principalmente se o alvo da fofoca for um superior”, afirma Isabel.
A maneira correta de agir em caso de um ambiente dominado pela fofoca seria ignorá-las, dependendo do nível com que prejudicam o andamento da rotina de trabalho. Ao lidar com colegas fofoqueiros, é importante mostrar que este tipo de assunto não lhe interessa. De acordo com a analista de RH, “o ideal seria não dar atenção e nem contribuir com respostas em concordância”, aconselha Isabel.