A previsão do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) é que, no primeiro trimestre de 2010, sejam criadas 18 mil vagas no País. Em razão disso, é aconselhável que você comece o ano atualizando seu currículo.
O documento, quando bem elaborado, é capaz de chamar a atenção de um entrevistador, para que ele convide o candidato para participar de um processo seletivo. Em vista disso, é importante dedicar um tempo na preparação do currículo.
Dicas
Entre 20 candidatos a um processo seletivo, pelo menos cinco estão com o currículo desatualizado. Para a gerente de Treinamento do Nube, Carmen Alonso, isso é prejudicial para a imagem do candidato.
Para começar o ano com currículo novo, seguem abaixo dez dicas:
1. Dados Pessoais - Coloque seus dados pessoais no início do currículo para facilitar sua identificação. Não é necessário colocar número de documentos ou referências pessoais, a não ser que a empresa solicite.
2. Crie um e-mail pessoal - Evite apelidos como gatinha@provedor.com.br
3. Objetivo - Indique somente uma área de interesse. Se houver mais de uma, faça mais de um currículo com objetivos diferentes.
4. Qualificações - Destaque no máximo quatro qualificações adquiridas em experiências de trabalho. Outras habilidades poderão ser mostradas durante o processo seletivo.
5. Formação Acadêmica - Ordene sua atual ou última graduação para a primeira. Obedeça a ordem: curso, instituição de ensino, ano de conclusão ou ano de início e término. O nível técnico ou ensino médio devem ser colocados apenas quando forem relacionados à formação atual ou à área de interesse.
6. Experiências Profissionais - Coloque o nome da empresa e o período em que trabalhou. Informações sobre a empresa mostram que você se preocupou em informar quem analisa o currículo.
7. Atividades Realizadas - Seja objetivo quando for descrever suas experiências.
8. Idiomas - Especifique qual o nível de fluência. Experiência de intercâmbio são valorizadas, portanto, se houver, coloque-as.
9. Inclua os treinamento e cursos realizados que tiverem relação com a futura área de atuação.
10. Atividades Complementares - Valorize atividades que você exerceu no meio acadêmico.
Por Equipe InfoMoney - InfoMoney
Fonte: Administradores.com.br