O cenário econômico atual está marcado por notícias negativas e muita cautela por parte das empresas. No entanto, mesmo com as dificuldades apresentadas pelo mercado nacional e os números divulgados pelo governo, como quedas atingindo o comércio e a indústria, e mais recentemente o fechamento de 650 mil vagas com carteira assinada só no mês de dezembro, a Darka, indústria de bombas e filtros de água, acaba de anunciar investimentos e contratações em seus departamentos técnico e comercial.
Dentre os investimentos estão a criação de pelo menos 12 novos postos de trabalho (o que representa um aumento de mais de 15% do atual quadro funcional da empresa), o aumento de verba para bonificação e participação de resultados dos atuais funcionários e o investimento na comunicação da empresa, que deverá inaugurar até março sua nova página na internet.
Para a presidente da empresa, Izabel Aparecida Figueiredo, o cenário exige cautela, mas para manter os excelentes números alcançados nos últimos anos é preciso arriscar, com sensatez. "Sabemos que no atual momento, as empresas estão preferindo botar o pé no freio, mas acreditamos que esse receio do mercado brasileiro é passageiro e queremos estar bem preparados para uma retomada de crescimento assim que a situação se normalizar", afirma a empresária.
Boa parte da confiança apresentada pela empresa se deve também aos bons resultados que ela vem apresentando, já que mesmo com a queda de investimento em áreas que atingem diretamente o produto final da Darka, como o setor da construção civil, a empresa vem mantendo números de vendas que ajudam a dar essa confiança para investir.
Impactos da crise
A crise econômica mundial também atingiu a Darka, porém menos do que o esperado. A empresa, que de julho a setembro apresentou um aumento de mais de 20% em suas vendas, no trimestre seguinte viu esse crescimento descer para a casa dos 5%. "Não é que não sentimos o impacto da crise, porém se chegamos a prever uma queda em nossas vendas, isso acabou não acontecendo. A única queda registrada foi no ritmo desse crescimento", afirma a presidente da Darka.
Novas oportunidades e estímulos para os funcionários
A contratação de novos funcionários e promoção de antigos foi uma das estratégias adotadas para aumentar ainda mais seu volume de vendas. Dentre os postos abertos, a empresa anunciou seu novo Diretor Nacional de Vendas, promoveu cinco funcionários do mesmo departamento para cargos de gerência e supervisão, trouxe até agora nove novos representantes e ainda contratou dois estagiários de engenharia para auxiliar o departamento técnico da empresa.
Para Giancarlo Lazzuri, um dos estagiários contratados, a oportunidade chegou na hora certa. "Além de me ajudar a conciliar o que aprendo na faculdade com o que aplico no trabalho, também vou passar por uma etapa de amadurecimento para ser um profissional mais preparado quando terminar meu curso". Lazzuri é estudante do 3º ano de Engenharia Mecânica. Vale lembrar que sua contratação e da estagiária de Engenharia da Produção Sara Simplício, se dá num momento em que a própria oferta de estágio no Brasil caiu 60%, segundo dados do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) e Associação Brasileira de Estágios (Abres).
A vaga é de estágio, mas o aprendizado é como se fosse de trainee. Em pouco tempo na fábrica, Lazzuri e Sara já passaram por variados segmentos como usinagem, almoxarifado, assistência técnica e produção, e hoje estão trabalhando na criação do novo site da empresa e na elaboração de treinamento para novos funcionários e revendedores. Até março, a empresa deverá estrear ainda seu novo site e iniciar treinamentos destinados a representantes e lojistas.
Darka: (11) 4056.3677