Especialistas dão dicas para profissionais serem lembrados por onde passam; processo começa com autoconhecimento
Graziela Delalibera
Da Agência BOM DIA
Construir uma marca pessoal, uma presença inesquecível que lhe dê êxito, inclusive no campo profissional. A idéia parece difícil de se concretizar, mas, segundo especialistas, isso está ao alcance de qualquer indivíduo.
As pessoas inesquecíveis são as que se conhecem melhor e que usam seus atributos com maior freqüência, afirma a personal trainner de comunicação Thais Alves, com 23 anos de experiência em treinamento de executivos e políticos. Ela argumenta que, conhecendo bem um produto fica mais fácil vendê-lo.
Thais explica que a marca está relacionada à forma com que somos vistos, lembrados e valorizados pelas outras pessoas. Lembrando dos processos seletivos, a especialista afirma que as pessoas são escolhidas o tempo todo, e, por isso, não podem passar despercebidas. É preciso descobrir o ponto em que se destaca e depois colocar isso na vitrine, aconselha.
Em seu livro Construção da Marca Pessoal (Editora Totalidade), que escreveu em parceria com especialista em marketing Armando Castro, a comunicadora oferece um roteiro para construir a marca pessoal, alicerçado em conceitos de marketing e negócios. O primeiro passo, segundo ela, depende da percepção de nossos talentos e qualidades, para, em seguida, colocá-los em prática no dia-a-dia, por meio de um planejamento estratégico, que inclui atitudes práticas focadas em objetivos. O processo, lembra, requer disciplina e persistência.
Carmen Alonso, coordenadora de Treinamentos Corporativos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), diz que para construir uma marca, é fundamental ter profundidade, ou seja, fazer algo muito bem, e ser generalista em assuntos relacionados. Ela diz que hoje as competências técnicas são cada vez mais equivalentes por parte de empresas e profissionais e, nesse cenário, a construção da marca é essencial para sermos notados. Na maioria das vezes, ao não sermos aprovados para uma vaga temos um perfil diferente do que a empresa necessita naquele momento. Se causamos uma impressão positiva, deixamos nossa marca e é muito provável que seremos lembrados numa oportunidade compatível com nosso perfil.
Carmem diz que não há uma fórmula mágica, mas o CHA, sigla que representa Conhecimento, Habilidade e Atitude, pode nos dar boas pistas para nos destacarmos. O Conhecimento é muito importante desde que nossa Atitude, nos mova para transformá-lo em Habilidades. Carmem fala que o pulo do gato está em usar o que sabemos para desenvolver as soluções que a empresa busca.
Conhecimento dá empurrão
Segundo a coordenadora de Treinamentos Corporativos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), além dos aspectos técnicos, cada profissional tem algumas competências comportamentais de destaque. A saída é valorizar o que se tem de bom e desenvolver o que ainda não se tem, afirma.
O artista plástico e educador Alex Boch é exemplo de quem soube explorar características pessoais em seu favor no campo profissional.
Sempre soube expressar meus pensamentos e procuro olhar a pessoa por inteiro, trabalho muito a observação. Com isso, os alunos se aproximam de mim e até se tornam amigos. Hoje, a velocidade faz as pessoas deixarem os detalhes de lado. A boa comunicação verbal, aliada à qualidade técnica de trabalho e à constante preocupação em manter-se antenado, fez de Boch uma espécie de guru para seus alunos. Além disso, ele acredita que essa preocupação natural com quem está por perto o destaca. Trabalho das 7 da manhã às 11 da noite e às vezes recuso trabalhos.
Entre as dicas para se tornar um produto visível para o mercado, Carmem aconselha o desenvolvimento de estratégias de comunicação específicas para cada público. Por exemplo, você pode enviar um currículo para uma empresa com determinada vaga e também ter um portfólio com trabalhos já realizados para propor uma prestação de serviços eventual. Divulgue-se!