A era dos podcasts teve o seu “boom” logo após o início da pandemia do Covid-19. A partir daí, muitos deles ganharam espaço na mídia e obtiveram cada vez mais ouvintes em suas lives. Hoje, são diversas opções e segmentos para qualquer tipo de gosto. Logo, o público é diversificado, visando o aumento da sua credibilidade e uma maior atenção em seus conteúdos. Acompanhe, nesta matéria, algumas indicações de canais corporativos para fazer parte do seu dia a dia.
As empresas buscam destaque por meio desse veículo de comunicação, não utilizado apenas para fins informativos, mas em agregar insights ao mercado. Assim, retém uma parcela de pessoas engajadas e busca um aumento constante de telespectadores. Além disso, os cortes também são estratégias para elevar a visibilidade do seu negócio. Dar destaque à partes importantes da sua conversa em outras mídias sociais, pode fazer mais pessoas conhecerem a sua empresa.
De acordo com a PodPesquisa 2024/2025, o Brasil já conta com 31,94 milhões de ouvintes, sendo a Geração Z (14 a 27 anos) a principal audiência. Segundo o relatório DataReportal 2023: o Brasil é o maior consumidor desse conteúdo no mundo, com 42.9% de usuários de internet, nessa faixa etária de idade. “A visibilidade por si só não sustenta uma marca, o importante é a relevância. Um programa bem estruturado, com curadoria inteligente e convidados estratégicos, se transforma em ponto de encontro entre marca e comunidade”, aconselha Victor Dellorto, host do podcast Divã do Marketing.
Esse consumo, por um viés empresarial, é importante tanto para receber estratégias quanto para colocar em prática na sua área de atuação. “O podcast é uma das ferramentas mais potentes para fortalecer conexões, educar o mercado, contar histórias com profundidade e destacar o diferencial da marca. Ele amplia a presença digital com relevância e consistência. Não se trata apenas de criar conteúdo, mas algo de impacto”, diz Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação e host do “A Tecla SAP do Marketês”, em parceria com o Pinterest.
Conforme citado anteriormente, citaremos alguns projetos com temas distintos, porém com propósitos de promover a informação à comunidade.
Marketing e Branding
“A tecla SAP do marketês” tem como objetivo conectar-se com o público por meio do marketing e inovação. Como estratégia de maior captação de pessoas, eles se uniram com o Pinterest para uma temporada especial focada em criatividade e novas tendências. A apresentadora é Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação. “Parcerias com plataformas pertinentes ampliam tanto a visibilidade quanto a credibilidade do podcast, mas no nosso caso, a parceria com o Pinterest surgiu de forma totalmente orgânica”, completa a CEO.
O “Divã do Marketing” foi lançado em 2024 pela Deskfy, startup especializada em gestão de workflows. Os participantes são profissionais renomados e mergulham em tópicos significativos de marketing e inovação. Ele tem como objetivo fortalecer o networking e abordar questões além do óbvio. “O Divã do Marketing nasce da escuta ativa das dores e dilemas reais dos profissionais da área. É um espaço seguro para conversas honestas sobre conteúdos não listados no LinkedIn: falhas, tropeços, dilemas silenciosos e aprendizados não postados por ninguém”, afirma Dellorto.
Soluções para E-commerce
Com o aumento de interesse e o crescimento do segmento no mercado, o e-commerce é uma das ferramentas mais assertivas da atualidade. A empresa Cartpanda, startup especializada em soluções do tema, lançou esse projeto e tornou-se referência em empreendedorismo e dropshipping. Com a apresentação de Felipe Gomes, ele já contou com diversos convidados especiais e, hoje, soma 45,9 mil inscritos no Youtube. Ele oferece insights valiosos para quem deseja se aprofundar no assunto.
Logística e transporte
O “Conectando rotas” surgiu em 2024 e é oficial da empresa Motz, transportadora criada para melhorar a jornada dos motoristas e embarcadores por todo o Brasil. O intuito da sua criação foi transformar discussões do ramo em conversas dinâmicas. Hoje, ele conta com duas temporadas e a terceira já está em produção. Apresentado por Fernando Dutra, Head Comercial e de Operações da empresa, o programa traz temas atuais do cenário, como rotina, logística e segurança.
Carreiras em logística
A MundoLogística, em parceria com a Nstech, empresa líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, possui o “Ntech cast”. O programa procura reunir grandes nomes do setor para falar sobre os obstáculos e experiências ao longo da carreira. O objetivo é a troca de experiências e mostrar como a companhia pode melhorar o mundo por meio das conexões.
Mercado imobiliário
O PodCAAst – Café com Especialistas do Mercado Imobiliário, recebe líderes influentes do segmento. Ele é apresentado por Ana Carolina Gozzi e Rodrigo Svezia, respectivamente co-CEO e CMO do Compre & Alugue Agora (CAA). São dois episódios mensais para falar sobre as inovações do ramo e disponibilizar insights por meio de diferentes perspectivas.
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