Em meio a um mercado de trabalho com grande influência da tecnologia, o destaque para alguém com uma posição de responsabilidade na empresa é visto por atitudes. Logo, demonstrar empatia como líder é um grande passo para criar um ambiente colaborativo e focado nos resultados positivos. Acompanhe, nesta matéria, como essa competência pode ajudar nos relacionamentos internos em tempos de Inteligência Artificial.
As inovações são cruciais para a construção do sucesso de um negócio. Portanto, os momentos de convivência são proporcionados pela capacidade humana de se comunicar, compreender os sentimentos, trocar experiências e entre diversos outros métodos proporcionados pelo contato pessoal entre os indivíduos.
Segundo um estudo do Instituto Gallup, os líderes tinham influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio. Em outra pesquisa, realizada com 7 mil americanos, metade dos colaboradores pediam demissão por conta do chefe. Ou seja, demonstrar respeito e trabalhar a transparência com a equipe é fundamental para um bom rendimento.
As inovações são significativas para otimizar processos internos, mas não tiram o lugar da mente. “Sempre defendi a ideia da tecnologia ser uma extensão das capacidades humanas e, não, uma substituta. Mesmo as máquinas otimizando processos e decisões baseadas em dados, elas não possuem a sensibilidade para compreender as nuances das relações humanas. É onde entra a liderança empática, atuando como uma ponte entre o potencial da IA e as necessidades reais das pessoas.”, afirma Mônica Schimenes, fundadora e presidente do conselho da MCM Brand Experience.
Valorizar a escuta ativa
Dentro de um local onde os números são guiados para saber se o planejamento está caminhando corretamente, os meios digitais possuem grande influência. Nessa métrica, levantar os dados para obter mais assertividade para os caminhos futuros é algo visto fortemente dentro dos processos internos de uma corporação.
Por isso, uma válvula para essas situações é a compreensão dos gestores. Quando o pensamento for no time e como cada um deve desempenhar o seu papel com excelência, essa habilidade deve se sobressair na convivência da rotina. Manter uma escuta ativa e entender como ajudar os colaboradores é uma forma crucial de melhora e positividade no alcance dos objetivos.
Para alcançar essa harmonia entre evolução da IA e sentimentos humanos, é necessário um equilíbrio. Esses passam por três pontos, sendo eles:
Comunicação clara e transparente: deve existir honestidade nas formas de explicar como as inovações afetam o trabalho manual. Portanto, conversando de forma clara, não haverá dúvidas do papel de cada funcionário para a evolução da instituição.
Valorização das competências humanas: todos possuem o conhecimento da importância da IA nos métodos internos. Por outro lado, criatividade, inteligência emocional, e pensamento crítico são práticas exclusivamente do ser humano. Reconhecer essas competências são necessárias para um melhor rendimento.
Formação contínua: com as novas tendências em dominância, a gestão necessita preparar a sua equipe para caminhar lado a lado com o futuro. Não apenas com treinamentos técnicos, mas com o desenvolvimento de resiliência, adaptabilidade e confiança para atuar nesse novo cenário.
Logo, alinhando todas essas questões, uma evolução será vista na companhia. “Colaboradores engajados trabalham felizes e com propósito, tendem a apresentar maior qualidade em suas entregas, contribuem para manutenção de um ambiente produtivo e rico em trocas. Todos esses pontos agregam em uma maior retenção do quadro, satisfação dos clientes e retorno para o negócio”, diz Wesley Martins, supervisor de atendimento do Nube.
Demonstrar empatia é o caminho para alcançar grandes frutos no mercado de trabalho. Um trabalho colaborativo dos líderes com o seu time é essencial para o alcançar um outro patamar como organização.
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