A Geração Z é formada por nascidos entre 1990 e 2010, esses são conhecidos como “Zoomers” e estão sendo bem vistos no mercado. A proximidade com a tecnologia é um benefício para esses indivíduos, assim, muitas empresas buscam novos colaboradores para agregarem no seu conjunto. Acompanhe, nesta matéria, como essa preparação é importante para a inclusão desses jovens.
Quais as características da Geração Z?
Ela é conhecida como uma geração altamente conectada com os meios tecnológicos. Com acesso a Internet, smartphones e redes sociais desde à infância, eles são um acréscimo para o time e permitem-lhes desenvolver novas ideias para o local de trabalho.
Dessa forma, antes de entrar para uma realidade corporativa, é necessária toda uma preparação para enfrentar os desafios e vivências dessa rotina. Assim, o jovem estará mais seguro, aprenderá como se portar e receberá ensinamentos valiosos para aplicar em seus novos caminhos de sua carreira.
Dentre essas dicas, filtrar e aplicá-las será crucial para os seus próximos passos. “O equilíbrio entre autonomia e colaboração constrói confiança e fortalece relacionamentos, permitindo a inovação da Geração Z e o enfrentamento de desafios de um mercado global em constante mudança”, diz o especialista em felicidade corporativa, Rodrigo de Aquino.
Como eles podem se qualificar para o mercado?
De acordo com um levantamento realizado pela Resume Templates, 70% dos integrantes da Geração Z pediram ajuda aos pais para procurar emprego e 25% os levaram para entrevistas. Ou seja, um em cada quatro candidatos foram acompanhados para os processos seletivos e ainda, segundo a pesquisa, um em cada dez pediu para os pais escreverem os seus currículos.
Segundo os dados, é visto uma dependência de muitos estudantes para encarar sua vida laboral. Logo, esse fato é preocupante, pois as empresas buscam indivíduos capacitados e autênticos até iniciarem em uma posição dentro de um ambiente ocupacional.
Antes de ser inserido em uma oportunidade de emprego, o talento pode desenvolver habilidades fundamentais para chamar a atenção dos recrutadores. “O Fórum Econômico Mundial destaca a importância de competências fundamentais para o século XXI, como pensamento analítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade. Para os recrutadores, um profissional bem-sucedido começa com a formação de um ser humano ativo, dinâmico e comprometido com seu crescimento pessoal”, completa o especialista.
Além de receber auxílio dos colegas de equipe, antes de estar em uma organização, eles podem buscar aprimoramentos para ter mais facilidade nas tarefas, como os próximos quatro exemplos:
- Buscar certificações
O mundo digital disponibiliza diversos cursos com certificações gratuitas para adicionar no portfólio ou currículo. Logo, investir nessas capacitações é um dos passos iniciais para compreender as dinâmicas de uma empresa e poder ser um destaque mediante as suas atividades realizadas.
- Ter a mente aberta
Quando o aluno inicia no meio corporativo, existe a descoberta de muitas áreas e ramos de atuação dentro de um único lugar. Assim, entrar com a mente aberta para absorver todos os ensinamentos e a cultura organizacional do local, faz ele chamar a atenção dos supervisores e evoluir. Entender a importância de pessoas em cargos mais elevados é necessário para o seu progresso.
- Seja curioso
Quando inserido em uma realidade totalmente desconhecida e nunca vivenciada antes, ser curioso para compreender e conhecer as dinâmicas desse local é significativo para a sua proximidade com a rotina. Logo, perguntar, tirar dúvidas, andar com pessoas influentes e acrescentar ideias podem te ajudar a, dia após dia, se ambientar com o seu novo cotidiano.
- Busque ser um destaque
Quando falamos sobre essa questão, é significativo saber os processos até estar atuando. “Para se destacar no mundo do trabalho é importante ter dedicação e aprender mais sobre o ramo de atuação escolhido. Seja buscando o aprimoramento das competências técnicas requisitadas, falando com funcionários experientes, ou seja, é fundamental estar atento ao mercado de trabalho”, revela Bianca Moraes, analista de treinamento na Crescer.
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