Na busca por oportunidades de trabalho é preciso se destacar entre a concorrência. Nesse sentido, a construção de uma marca pessoal tornou-se um elemento estratégico para alavancar a trajetória no meio corporativo. Quem está no processo de encontrar uma vaga vale a pena compreender a importância disso e como obter sucesso nessa tática.
O que é a marca pessoal?
Ela é a imagem e a reputação construída para si mesmo. Ou seja, se baseia em habilidades, experiências, valores individuais e, claro, na personalidade. Assemelha-se a marca comercial e tem o potencial para gerar destaque entre as demais pessoas, seja em cenários profissionais ou sociais.
Qual a importância da marca pessoal para o mercado de trabalho?
De acordo com a Edelman, 65% dos usuários da Internet viam a pesquisa on-line como a fonte de informação mais confiável sobre empresas e pessoas. Além disso, segundo dados da Forbes Magazine, 85% dos profissionais de recursos humanos e recrutadores diziam ter as suas decisões, relacionadas à aprovação ou não de um candidato, influenciadas pela reputação dele nos meios digitais. Por fim, 90% dos selecionadores olhavam o perfil do aspirante na web, conforme a pesquisa do O Globo.
Maria Cristina Máximo, coordenadora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, explica como esse recurso é fundamental para criar uma identidade única e reconhecível. “Construir uma marca pessoal é como criar uma narrativa sobre quem você é, representa e quais são seus valores e competências. É essencial para se destacar em um mercado saturado e para deixar uma impressão duradoura, isso não só ajuda a promover sua imagem, mas também pode abrir portas para oportunidades profissionais e de networking,” afirma.
Como iniciar a construção de uma marca pessoal?
Em primeiro lugar, para começar esse processo com assertividade, você pode realizar o curso do próprio Nube - Estagiários e Aprendizes. O conteúdo “Marketing pessoal: a sua imagem é você”, te instrui em cinco módulos e gera um certificado! Outra forma, é ficar atento as seguintes dicas da especialista Cristina:
Defina com clareza os objetivos e valores pessoais: “antes de começar a construir sua marca, é crucial ter uma compreensão clara de quem você é e onde quer chegar. Isso inclui identificar suas paixões, habilidades e o impacto causado. Para ajudar nessa trajetória de descobrimento, a autoavaliação por meio de uma lista de conquistas, capacidades e interesses, ajudando a estabelecer uma base sólida ", explica.
Construa a sua presença on-line: “no mundo de hoje, a presença digital é uma extensão da sua personal branding. Ter um perfil corporativo bem estruturado em plataformas como LinkedIn, manter um blog ou site pessoal, pode ajudar a destacar suas competências e realizações,” afirma Maria Cristina.
Cultive uma rede de contatos: “o networking é uma parte vital desse procedimento. Estabelecer e manter relacionamentos corporativos ajudará a criar possibilidades e a reforçar a percepção positiva de você. Participe de eventos da sua área, engaje em grupos e colabore com outros especialistas para expandir sua rede de contatos”, orienta.
Busque feedback contínuo: “o mercado e as necessidades das pessoas estão sempre mudando e você também deve evoluir para se manter relevante. Buscar feedback de colegas, mentores e outras pessoas em sua rede pode ajudar a identificar campos de melhoria e garantir alinhamento com seus objetivos,” diz.
Mantenha-se autêntico: por fim, a professora de Recursos Humanos destaca a autenticidade como a chave para uma marca pessoal bem-sucedida. “Ela deve refletir quem você realmente é. Tentar se apresentar de maneira não verdadeira pode acabar prejudicando sua credibilidade,” conclui.
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