No ambiente corporativo, as empresas impulsionadas pelas tendências inovadoras passam a se destacar mediante a sua concorrência. Hoje, ter a tecnologia como aliada no cotidiano empresarial é fundamental para o crescimento do seu negócio. Porém, é necessário ter cautela em qualquer passo com relação às aplicações nos sistemas gestores. Acompanhe, nesta matéria, como ser assertivo nessas tomadas de decisão.
Adotar as soluções tecnológicas se tornou algo essencial para as corporações darem um passo à frente em relação às outras. Logo, com a realização de modelos para melhorar as atividades internas e agradar os seus clientes, os resultados surgirão gradativamente. O grande desafio para colocar em prática é saber como e em quais setores as soluções podem ser aplicadas para causarem impacto no mercado.
No Brasil, segundo uma pesquisa encomendada pela IBM em 2022, 41% das instituições instalaram ativamente a inteligência artificial (IA) no dia a dia corporativo e 73% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) aceleraram os investimentos nos últimos dois anos. Para grande parte dos participantes, a IA ajuda a resolver lacunas de habilidades e escassez de mão de obra, a segurança da informação é um grande desafio na gestão de dados.
Como foi abordado acima, investir em inovações é um ótimo caminho, porém, é necessário ter cautela nas decisões. “Estamos em um cenário no qual a maior vontade competitiva para usar soluções tecnológicas é a necessidade de dados. Quando as corporações já nascem com uma implementação tecnológica, elas têm certa vantagem competitiva sobre quem não faz uso de tecnologias”, explica Eduardo Freire, CEO e estrategista de inovação corporativa da FWK Innovation Design.
Ter assertividade nesses quesitos é significativo para os próximos passos da sua organização. Manter-se atualizado das formas operacionais do mercado, fazem você possuir uma perspectiva otimista do futuro e trabalhar fortemente na sua evolução. A melhoria dos processos é um caminho para melhores resultados.
5 dicas para não errar na implementação da tecnologia
O CEO, comentou sobre algumas dicas para esse melhoramento nas etapas de evolução da companhia. “Quando há um crescimento e não se utiliza as práticas digitais, é necessário incorporá-las para melhorar as operações”, Freire, também, comenta sobre inovar gradativamente para evitar erros. “Temos de ter atenção para não vender tecnologia pela tecnologia”, adverte.
1) Não aplique tecnologia por aplicar
Entender o contexto da aplicação é uma ideia inicial para construir um ambiente proveitoso tanto para quem está trabalhando quanto para quem consumirá o seu serviço. Por isso, ter um estudo sobre as áreas necessitadas dessa aplicabilidade será de extrema importância para o desenvolvimento no geral.
2) Alinhe a tecnologia com os objetivos da empresa
Quando decidido sobre a implementação, os gestores necessitam criar estratégias para o grupo se adaptar ao novo formato e alinhar aos seus objetivos. Por isso, incluir treinamentos e receber feedback contínuo dos colaboradores é significativo para não ter conflito. Acompanhar as mudanças da cultura organizacional e deixar todos cientes pode ser uma oportunidade de manter as equipes em plena sintonia.
3) Estratégia de gestão para o futuro
Quando envolve meios tecnológicos, é necessário pensar nos caminhos vindouros dentro da esfera laboral, há sempre constante mudança nos formatos de trabalho. Logo, as companhias devem se mostrar proativas para testes e soluções para acompanhar as novas tendências.
4) Saber o setor para aplicar a tecnologia
Outro ponto é saber em quais pontos são necessários para aplicar as novas utilidades para a realização das tarefas. Abraçar de forma geral pode ser uma escolha desagradável para o curso dos projetos. Assim, as ferramentas devem ser um acréscimo para essa implementação.
5) Sair do óbvio
Poder “sair da caixa” é primordial para construir um futuro corporativo. Por isso, fique antenado nas novidades do mundo dos negócios e caminhe lado a lado para os resultados positivos surgirem dia a dia.
Ciro Gabriel Beli, gerente de prospecção do Nube, fala sobre o papel dessa ferramenta para o futuro. “Quando as organizações veem melhorias em eficiência, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes, elas naturalmente querem expandir esses benefícios. Com a evolução da tecnologia, ela se tornará mais acessível e a aplicação crescerá, as organizações se mantêm competitivas e inovadoras no mercado”.
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