Na era digital as informações chegam com cada vez mais rapidez. Essa dinâmica imediatista reduziu, na sociedade, a capacidade de concentração. Contudo, ter foco é uma habilidade fundamental para o dia a dia corporativo. Então veja, nesta matéria, como evitar as distrações no ambiente de trabalho e elevar a produtividade!
Quais são as distrações presentes no ambiente de trabalho?
Conforme o estudo, intitulado "Perda de concentração: o custo das distrações na produtividade no local de trabalho moderno", 59% das pessoas não conseguem manter o foco por mais de 30 minutos seguidos. Além disso, a pesquisa revela os principais distratores: as notificações nos celulares (62%) e as interações entre colegas (70%).
Mariana Rodrigues Pereira, Chief of Staff da Portão 3, têm distratores correspondentes aos listados. “Em meu dia a dia, os aspectos os quais mais me afetam são as conversas próximas, o som de reuniões em volta de onde trabalho e pensamentos relacionados a planejamentos futuros”, diz a especialistas.
Segundo a We Are Social, o brasileiro passa uma média de 9h por dia na Internet. Então, além desses, ela também menciona ser atrapalhada pelas atividades nas redes sociais. “Outro ponto, é claro, são mensagens pessoais no Whatsapp. Nos dias de hoje, está cada vez mais comum utilizarmos o Whatsapp como mecanismo corporativo. Dessa forma, ao entrar para responder mensagens profissionais, nos deparamos com recados pessoais e ansiamos para interagir”, revela Mariana.
As distrações durante o trabalho são prejudiciais para o desempenho
A apuração realizada pela Insightful mostra as consequências para as organizações. Conforme os dados, em média cinco horas perdidas por semana devido a distrações. Outra parcela dos participantes estima o consumo de 25% da semana por interrupções não planejadas. Isso impacta diretamente nos resultados e metas.
No entanto, essa redução no tempo ativo é prejudicial também para o colaborador. Ela tende a gerar sobrecarregamento devido ao acúmulo de tarefas não concluídas, perda de prazos, produtividade e abalo reputacional. Assim, aumentar o nível de estresse, prejudicando diretamente a saúde física e mental dos trabalhadores.
Ao identificar situações desse tipo, o gestor tem um papel fundamental em contornar as dificuldades junto ao indivíduo. “O feedback deve ser privado, pontual e um em momento apropriado. Leve observações específicas sobre o comportamento, evitando generalizações. É importante praticar a escuta ativa e perguntar sobre as possíveis causas da falta de concentração”, orienta Marcello Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Portão 3.
Então, como render mais no trabalho?
A missão de ampliar a concentração do profissional não deve ser apenas individual, mas sim, fazer parte dos costumes da empresa. “A cultura organizacional desempenha um papel crucial na promoção do foco e da produtividade. Ela deve promover um ambiente de trabalho para minimizar distrações, implementar programas de bem-estar e pausas regulares. Outra medida é estabelecer sistemas de reconhecimento, recompensas e apoiar na manutenção de um espaço com comunicação transparente e aberta”, recomenda Amaro.
Já para melhorar hábitos pessoais de atenção, o especialista também deixa 3 dicas essenciais. Confira:
Gestão do tempo: utilize técnicas de gestão do tempo como Pomodoro, onde as tarefas são divididas em intervalos de 25 minutos com pequenas pausas. Isso ajuda a manter o foco e evitar a fadiga;
Ambiente de trabalho organizado: mantenha uma área de trabalho limpa e organizada
reduz distrações visuais e auxilia a manter a mente focada nas tarefas;
Definição de prioridades: estabeleça prioridades diárias e semanais, focando nos afazeres mais importantes e complexos primeiro. Listas de tarefas e ferramentas de gestão de projetos podem ser muito úteis na rotina.
Por fim, aplicar técnicas e verdadeiramente aproveitar o tempo de trabalho para cumprir as demandas tem benefícios. “Consigo gerenciar melhor as horas e não desperdiçar com atividades não essenciais. Planejo meu dia de maneira mais eficaz, priorizo tarefas importantes e evito a procrastinação. Mergulho mais profundo nas nuances de um problema ou projeto e tenho insights interessantes. Com a mente livre posso experimentar diferentes abordagens e pensar “fora da caixa”, resultando em soluções criativas de valor a minha função”, finaliza Mariana.
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