Nos últimos anos, a entrada da Geração Z no mercado de trabalho tem sido um tema de grande relevância. Composta por estagiários, aprendizes e efetivos, esse grupo traz consigo características únicas e um conjunto de habilidades capazes de moldar o ambiente corporativo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 a GenZ representava 31,5% da população mundial. Por isso, descubra um novo fenômeno e dicas para destacar-se no mercado!
O impacto da Geração Z no mercado de trabalho
Conforme estudos do consultor de carreira de Harvard e autor do best-seller do Wall Street Journal “The Unspoken Rules” (As Regras Não-Ditas), Gorick Ng, menos de 2% dos jovens têm a ambição de subir na pirâmide corporativa. Para corroborar, a pesquisa aponta: são job hoppers, ou seja, pulam de “emprego em emprego” com frequência.
Entretanto, isso não é a realidade para todos. Inclusive, Andressa Paola, de 28 anos, tem uma trajetória de determinação, indo na contramão das estatísticas. Isso porque chegou como estagiária na Adtail e atualmente é head de mídia, além de ter sido convidada a se tornar Associate Partner em 2023. “Na época, muitos campos ainda estavam em construção e um deles era o comercial. Somando meu lado comunicativo e a motivação por desafios, comecei a atuar em reuniões e assumi a supervisão do setor de novos negócios, liderando o time por quase três anos, em paralelo com a área de mídia”, comenta.
Experiências como essa são capazes de inspirar a GenZ, os quais cresceram conectados e possuem as redes sociais como peça vital do dia a dia. Afinal, essa familiaridade com a tecnologia não define somente suas preferências pessoais, mas também influencia diretamente suas abordagens no ambiente de trabalho. Nesse sentido, as empresas estão percebendo como a fluência digital e a capacidade de adaptação rápida a novos softwares são ativos valiosos trazidos por esses profissionais. Além disso, eles tendem a valorizar a diversidade, sustentabilidade e transparência nas organizações, buscando empresas alinhadas com seus valores éticos e sociais.
Por que a Geração Z está fugindo dos cargos de liderança?
Ainda como estigma, esses indivíduos parecem se afastar da tradicional busca por liderança dentro das carreiras. Para Leila Santos, coach e especialista em comportamento humano, a geração Z não está disposta a assumir altos custos, como sobrecarga de trabalho, pressão e responsabilidades.
Consoante a especialista, isso é decorrência de como viram seus pais se desenvolverem no ambiente empresarial. “Infelizmente, o modelo de liderança vigente e sustentado pelas gerações anteriores nas maiorias das empresas, não consegue seduzir a nova geração, pois eles enxergam mais prejuízos se comparado com o número de benefícios”, afirma.
De acordo com um relatório da plataforma Visier, com mil entrevistados, a maioria dos profissionais está evitando cargos de gestão para ter mais tempo livre. Dos participantes, 38% estão interessados em se tornar gestores onde trabalham e 62% preferem permanecer como estão. A mesma pesquisa aponta as principais ambições desse público, como passar tempo com a família e amigos (67%, ter saúde mental e física (64%) e viajar (58%).
5 dicas e estratégias para crescer na carreira
Todavia, é improvável um futuro sem líderes. Por isso, para aqueles com desejo de serem bem sucedidos, separamos algumas dicas e estratégias para crescer na carreira. Confira:
1) Estabeleça metas claras: defina objetivos específicos de curto e longo prazo para sua carreira. Isso pode incluir promoções, mudanças de função ou aquisição de novas habilidades.
2) Busque mentores: encontre especialistas dentro da sua empresa ou da indústria capazes de oferecer orientação e conselhos valiosos. Aprenda com suas experiências e peça feedback regularmente.
3) Continue aprendendo: o aprendizado contínuo é essencial para acompanhar as mudanças rápidas no mercado. Considere programas de educação executiva, cursos on-line e leituras relevantes para expandir seu conhecimento.
4) Seja resiliente e adaptável: esteja preparado para enfrentar desafios e períodos de mudança. A resiliência e a capacidade de se adaptar são qualidades valorizadas em qualquer estágio da carreira.
5) Construa sua marca pessoal: Utilize plataformas para construir uma presença profissional forte, como o LinkedIn. Compartilhe suas vivências, projetos e conquistas para aumentar sua visibilidade e credibilidade.
Enfim, a Geração Z está moldando o futuro do mercado de trabalho com suas habilidades únicas e perspectivas inovadoras. Ao investir no desenvolvimento pessoal, na flexibilidade e na construção de relacionamentos significativos, seus membros se destacam, alcançando um crescimento contínuo e bem-sucedido. Para isso, conte com o Nube!
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