A inteligência artificial possui uma grande relevância na esfera laboral. Com o passar dos anos, ela está cada vez mais presente nas empresas e auxilia veementemente nos processos. Porém, um grande questionamento surge mediante a esse cenário “com essa evolução tecnológica, a IA pode substituir as atividades humanas?”. A resposta é, não. Acompanhe, nesta matéria, como ambas podem caminhar lado a lado e aumentar a produtividade.
Conforme o uso da tecnologia expande, as dúvidas sobre o futuro humano nas corporações ampliam. Porém, mesmo algumas vagas sendo diminuídas no mercado, é necessário obter o conhecimento do quão necessárias são as habilidades interpessoais. Isso traz um conforto para quem se sente ameaçado.
De acordo com o estudo global da consultora TSC, 65% dos entrevistados afirmaram a criatividade e o pensamento estratégico como uma vantagem competitiva. Assim, não há necessidade de criar-se desestímulos e, sim, um incentivo aos profissionais trabalharem com IA. Esse fator é um dos diferenciais para a continuidade dos colaboradores.
Algumas capacidades como empatia, pensamento crítico, tomada de decisões e engenhosidade são características humanas e dificilmente replicadas. Dessa forma, esses fatores fazem os profissionais se destacarem em meio às inovações tecnológicas, tendo um papel único nas atividades coordenadas em conjunto pela companhia.
Saber usá-la e garantir uma boa gestão entre os dois lados é essencial para a continuação de novidades no mundo dos negócios. “A IA consegue empoderar esse potencial de pessoas, exaltando as múltiplas qualidades das pessoas ao facilitar rotinas. Por isso, fala-se tanto em ‘futuro colaborativo’, tendência benéfica para o mercado e seus talentos”, comenta Teymour H. Farman-Farmaian, CEO e co-fundador da Higlobe.
Como unir o profissional com a IA?
Não haverá substituição da mão de obra individual e esse mito precisa ser driblado. Agora, como as corporações podem fazer isso? Primeiramente, é necessário conscientizar a sua equipe para saber como é, qual a sua utilidade e as formas da inteligência ser introduzida nas atividades rotineiras.
As organizações podem mostrar às equipes o seu funcionamento e o quão agregador é capaz de ser para o cotidiano laboral, não precisando de especialidade técnica para usá-la. Segundo um relatório de tendências de 2024 da Google Cloud, 52% dos usuários “não técnicos” já usam a IA para insights corporativos. Marketing e publicidade são as áreas “não técnicas” mais utilizadas (62%), mas dentre outras, também constam o RH (37%) e o atendimento a clientes e contas (33%).
Dessa forma, ter essa união em prol de um bom desenvolvimento passa a ser crucial no dia a dia. “Essa oportunidade permite a exploração de skills mais interessantes e úteis aos negócios, colocando a IA em posição de ferramenta propulsora e não uma substituta. Com isso, as instituições também têm a missão de observar e valorizar as ideias e conquistas dos colaboradores, sem influência da inteligência artificial”, acrescenta o CEO.
Logo, as inovações tecnológicas atuam como uma facilitadora para muitas tarefas e as sensações de cada indivíduo compõem essa inovação. “Mesmo a inteligência ser um grande auxiliador, nada substitui a mente humana. Não podemos deixar de lado nossas emoções, sentimentos e percepções. Isso faz toda a diferença, principalmente na gestão de pessoas”, afirma Ana Carolina, supervisora de inteligência de marketing do Nube.
No geral, ambos os lados podem andar juntos, acrescentando um para a tarefa do outro. Porém, não haverá substituição de uma das partes. Vale ressaltar a importância das empresas em introduzir essa cultura de promover a colaboração dos profissionais com as máquinas. Assim, estarão prontas para os caminhos vindouros do mercado de trabalho.
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