Compartilhar o escritório com os colegas de trabalho pode ser uma “benção”, mas também uma “maldição”. Afinal, pessoas complicadas estão em todos os lugares e, neste em específico, é preciso adotar uma conduta bem profissional. Sendo assim, o Nube - Estagiários e Aprendizes realizou um levantamento em seu site, entre 20 e 31 de maio de 2024, com a participação de 6.305 jovens, perguntando: “como você lida com pessoas difíceis de conviver no trabalho ou na vida pessoal?”.
O respeito é a melhor escolha, mesmo sem gostar
Conforme os dados, 62,05% (3.912) tratariam com respeito, mesmo sem gostar do sujeito. De maneira geral, essa é a melhor estratégia. Para Gabriel Siqueira, Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, é preciso investigar. “Avalie onde esse desconforto começou para buscar resolver a situação. Caso isso não seja viável, é importante contar com o apoio de quem também compartilha dessa percepção. Porém, ampliar os pontos de vista é um grande facilitador para esse processo”, aponta.
Isso porque a convivência impacta diretamente na produtividade do time. “Manter a harmonia é um dos caminhos mais eficazes para o sucesso individual e coletivo da organização. Um feedback pontual e estruturado sobre a postura desse colaborador pode ajudá-lo a reconhecer seus comportamentos nocivos à equipe”, ressalta Siqueira.
Olhar para o outro também é uma boa estratégia
Com 33,81% (2.132) dos votos, entender o ponto de vista e porque as pessoas agem assim aparece como a segunda alternativa. “Compreender o porquê dessa conduta difícil é uma prática muito bem-vinda nesse contexto. William Ury, cofundador do Método Harvard de Negociação, em seu livro ‘Como Chegar ao Sim’ exemplifica a importância de separar a pessoa do problema para alcançar o equilíbrio no processo de negociação”, comenta.
Portanto, usar o diálogo e a abordagem humana possibilita uma maior proximidade entre os membros. Assim, torna-se mais fácil compreender os estímulos para desencadear tais atitudes e, consequentemente, aumentam-se as chances de uma resolução eficaz. “Isso pode ser essencial para melhorar a dinâmica do time”, afirma o especialista.
Evitar contato e bater de frente não são boas escolhas
Para 3,63% (229) dos respondentes, evitar ao máximo o contato é uma tática bem sucedida. Já 0,51% (32) escolheram “bater logo de frente e mostrar minha insatisfação” com tal pessoa. Entretanto, ambas as opções apresentam um viés de comunicação violenta e isso costuma afastar uma solução positiva para todos.
Todavia, Siqueira destaca: “criar distância entre você e o colega pode não ser a melhor alternativa, pois, trabalhando na mesma empresa, eventualmente terão atividades inter-relacionadas”. Como consequência, apenas adiaria um conflito, expandindo a possibilidade de acontecer novamente.
Do mesmo modo, confrontar diretamente alguém pode gerar ainda mais desconforto. “Tem chance de não ser eficiente se o indivíduo não reconhecer a necessidade das melhorias apontadas por você”, acrescenta. Ou seja, as duas abordagens têm falhas e a solução indicada é buscar apoio para remediar o embate, promover uma reunião assertiva e proporcionar um retorno construtivo à pessoa.
Dicas para conviver com pessoas difíceis no trabalho
Por fim, utilizar as habilidades presentes na inteligência interpessoal é uma estratégia eficaz para conviver em harmonia com pessoas difíceis. “Explorado no conceito de inteligências múltiplas por Howard Gardner (1975) e enfatizado nos pilares da Inteligência Emocional por Daniel Goleman (1995), responder adequadamente aos temperamentos, palavras e ações dos outros, por meio da empatia, facilita as relações”, adiciona Siqueira.
Portanto, busque entender como cada ser humano é único e vive uma infinidade de realidades diferentes. “Esse é o primeiro passo para ampliar a resiliência necessária para a construção e manutenção dos relacionamentos. Ser flexível e estar aberto a ajustes para a melhoria do ambiente e das relações de trabalho é essencial. No entanto, é importante estabelecer limites claros sobre quais interações você tolera e aceita no seu dia a dia”, finaliza.
Fonte: Gabriel Siqueira, Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube
Serviço: Ambiente de trabalho: como lidar com pessoas difíceis?