Trilhar um caminho de sucesso no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Isso porque esse processo, desde de o começo, exige algumas habilidades. Entre elas, a comunicação apresenta-se como uma competência indispensável. Independentemente da área de atuação, esse aspecto é responsável por destacar um profissional, seja em um processo seletivo ou já em uma posição na empresa. Então, veja nesta matéria, como melhorar essa capacidade!
O que é uma boa comunicação?
Essa habilidade não está atrelada unicamente à fala, mas sim a um processo. Ou seja, ela é a capacidade de transmitir informações de maneira clara, gerando compreensão de quem recebe essa mensagem. Para concluir esse objetivo, é preciso saber ouvir, falar, escrever e interpretar os recados de forma eficaz.
Qual o impacto da comunicação na carreira?
Conforme uma pesquisa realizada pela Evermonte Executive Search, a comunicação assertiva está em terceiro lugar, de cinco posições, no ranking de soft skills mais requisitadas pelo mercado corporativo em 2024. Segundo os dados, em primeira posição estão orientação e resultados (11,47%), em segundo inteligência emocional (11,19%) e, em seguida, comunicação e escuta ativa (10,91%).
Segundo a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, a comunicação é uma das principais habilidades de um profissional bem-sucedido. “Um dos desafios para o sucesso de uma empresa são os ruídos e falhas gerados por uma comunicação ineficaz. Assim, percebemos a importância dessa habilidade. Quando a mensagem não é transmitida de maneira clara ou há falta de diálogo, surgem conflitos, retrabalho e mal-entendidos. Eles podem comprometer seriamente o desempenho e a harmonia no ambiente corporativo”, compartilha.
Por outro lado, a especialista também comenta as vantagens desse aspecto, atrelado a assertividade, no perfil. “Ao ser assertivo, um indivíduo consegue expor as suas expectativas, evitar interpretações equivocadas e embates desnecessários. Além disso, esse comportamento promove uma rotina laboral mais saudável e produtiva, pois encoraja a troca de opiniões e a resolução construtiva de problemas. Quando as pessoas se sentem confortáveis em expressar suas opiniões e são ouvidas com empatia e respeito, há uma maior colaboração e cooperação entre os membros da equipe”, afirma Daniella.
Como melhorar a comunicação?
Um dos fatores primordiais para ter essa competência com qualidade, é a busca por compreender as regras do próprio idioma, tanto para escrita quanto para conversação. “O mercado, assim como o mundo, caminha com rapidez. Então, se você não souber falar objetivamente, usando processos gramaticais, mesmo os mais simples, provavelmente será rebaixado na competitividade”, revela a professora de português e orientadora educacional do Centro Paula Souza, Taís Rubio. Dessa forma, a educadora deixa três dicas de como aprimorar esse quesito:
Ouça: observe as pessoas falando seja em filmes, cotidiano ou até mesmo em músicas. Essa atividade é fundamental para treinar os ouvidos, identificar diferentes expressões e exercitar a compreensão;
Leia com frequência: não significa ler inúmeros livros, ou textos gigantescos, claro isso traria benefícios significativos. Contudo, outdoors, folhetos de pizzaria, placas e informações na Internet também são ferramentas, pois não é preciso levar em conta a quantidade, mas sim, a qualidade da leitura;
Insira em seu vocabulário palavras diferenciadas: coloque palavras novas no cotidiano. Ao ouvi-lás, busque o seu conceito e em quais contextos elas podem ser utilizadas. Ficamos muito na zona de conforto com os mesmos vocábulos e, essa atitude, faz o nosso repertório aumentar constantemente. Isso gera diferenciação em suas apresentações!
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