A área de comunicação é, de fato, essencial para o mundo. Principalmente em uma realidade cada vez mais conectada, a transmissão da informação deve ser feita com responsabilidade e qualidade, seja ela comercial ou não. Dessa maneira, assim como em qualquer âmbito, a profissionalização dos aspirantes é fundamental. Logo, para auxiliar os futuros comunicadores, o próprio Nube - Estagiários e Aprendizes, indica cinco livros indispensáveis para quem está imerso no campo do jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, produção audiovisual e outros cursos relacionados. Então, fique até o final desta matéria e confira a opções!
“Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”, e Philip Kotler
Atualmente, o relacionamento no meio digital, principalmente entre empresa e cliente é um aspecto obrigatório. Afinal, o ambiente virtual é um local com mecanismos responsáveis pela busca de informação dos indivíduos e uma forma efetiva de comunicação rápida. Logo, os profissionais devem ter uma visão estratégica para o âmbito cada vez mais presente.
Nesse sentido, ao compreender a transformação no modo de consumo, o considerado pai do marketing moderno, Philip Kotler, trás noções acerca dessa passagem do planejamento tradicional para o realizado on-line. Na publicação da editora Sextante, ele aborda aspectos como o comportamento do consumidor nessa atmosfera, as novas métricas e as práticas do setor. Além da análise dos indivíduos, ele oferece informações necessárias para atingi-los de forma eficaz.
“A Cauda Longa - a nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados”, de Chris Anderson
O livro, publicado em 2006, ainda é um referência pertinente no meio da comunicação. O termo cauda longa popularizou-se como uma estratégia do mercado após o lançamento do best-seller. Escrito pelo chefe da revista Wired, primeiramente, o conteúdo era o artigo, porém, tornou-se influente nos ensinamentos sobre os negócios.
Em suma, o autor mostra, por meio do universo das músicas, filmes e os próprios livros, como a receita de, ou seja, os ganhos, como produções de nichos, podem ser os mesmos de iniciativas populares e de grande sucesso. Ao longo da narrativa, ele também revela como as oportunidades podem se originar desse fato e pode ser usado para ver um futuro já presente nas organizações.
“A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
O exemplar, A estratégia do oceano azul, além de ser um best-seller, é fruto de uma análise de 150 movimentos táticos. Ele contempla uma pesquisa de 100 anos e 30 setores do mercado. Os especialistas discorrem, por meio da metáfora dos mares, as características da concorrência no meio corporativo.
Para eles, o resultado de entrar em um campo onde existe a competitividade acirrada é como um oceano vermelho sangrento, pois a luta por destaque é intensa e o lucro cada vez menor. Já a classificação usada no título, refere-se a espaços pouco explorados, prontos para atingir o crescimento. Além disso, os especialistas apresentam uma sistemática para tornar os concorrentes irrelevantes e compartilham as suas próprias ferramentas, úteis a qualquer organização empenhada em desbravar o seu próprio espaço.
“A arte de entrevistar”, de Barbara Walters
Agora, a indicação contempla, de fato, os estudantes de jornalismo. Independentemente do meio, jornal impresso, matéria de blog, televisão entre outros, a capacidade de realizar uma boa entrevista é fundamental. Nesse sentido, Barbara Walters, considerada uma das principais entrevistadoras dos Estados Unidos, é uma referência para adquirir ou melhorar essa capacidade.
A autora do livro foi a única personalidade responsável por entrevistar todos os presidentes norte-americanos de seu tempo, desde Richard Nixon a Barack Obama, até mesmo líderes internacionais e celebridades. O reconhecimento vem do seu talento para extrair dos convidados grandes revelações e nutrir o interesse deles na conversa. Dessa forma, é um exemplo na competência de fazer a pergunta correta na hora certa. Apesar de não parecer, essa habilidade consegue ser válida a todos profissionais do mercado, pois trata-se de captar mensagens com clareza.
“Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro”, de Robert Mckee
Atenção aos alunos de audiovisual, a recomendação é para vocês! Robert Mckee é um escritor e roteirista de grande referência. Considerado um guru dos profissionais de Hollywood, teve inúmeros aprendizes premiados com Oscars e Emmys, nomeações importantes aos indivíduos presentes nesse meio. Dessa forma, os seus ensinamentos tornaram-se primordiais a quem deseja expandir o seu conhecimento sobre a área.
A capacidade de criar uma narrativa envolvente é essencial para o segmento. Isso porque, o sucesso de uma peça, trata-se da sua performance com o público, o qual busca novidade, entretenimento, surpresa, entre outros aspectos. Então, usando os clássicos como exemplo, ele explica, ao longo do livro, elementos elucidativos para diferenciar uma história da outra.
“Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais”, de Camila Benatti e Andrea Becker
Por fim, a última sugestão compartilha insights acerca da comunicação assertiva. Esse aspecto vai muito além da fala. Isso porque nos expressamos de diferentes maneiras, como expressão corporal, não-verbal, sinais e outras. Em suma, a troca objetiva é caracterizada pela capacidade de conseguir demonstrar sentimentos e pensamentos de forma clara, direta e respeitosa.
Essa habilidade é fundamental para a construção de conexões saudáveis, dentro e fora da vertente empresarial. Por tratar-se de comunicabilidade, todos os profissionais envolvidos devem compreender o aspecto. Logo, a publicação da editora Literare Books descreve a instrução de duas especialistas e tornou-se um guia a quem deseja aprimorar ou adquirir esse conceito em sua rotina. Durante o conteúdo, elas abordam os benefícios da prática e como desenvolvê-la.
Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis!
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!
O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado.