Nos últimos anos, as pessoas passaram a dar valor a alguns aspectos na carreira e enxergá-la de outra forma. Para entender mais sobre o tema, o Nube - Estagiários e Aprendizes fez uma pesquisa e perguntou: “o que ‘brilha seus olhos’ ao ver uma vaga?”. Com dados coletados entre os dias 25 de dezembro de 2023 e 12 de janeiro de 2024, o levantamento contou com a participação de 31.437 respondentes, de 15 a 28 anos de idade.
A chance de efetivação é o fator chave para a maioria
A maior parte dos jovens, 35,68% (11.216), valoriza a possibilidade de continuação com carteira assinada na hora de aceitar uma vaga de estágio. Para a gerente de seleção do Nube, Helenice Resende, esse deve ser o objetivo de uma empresa. "O intuito principal é gerar experiências, ou seja, ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes. Sendo assim, quando uma pessoa busca esse tipo de oportunidade, vê a efetivação como uma garantia de aprendizado e desenvolvimento dos pontos propostos inicialmente. Por isso, essa questão é tão atrativa. Trata-se do reconhecimento de todo o esforço e dedicação aplicados naquela organização. Além disso, significa subir um nível na evolução profissional, pois receberá novas responsabilidades e poderá adquirir ainda mais vivências”.
Para quem deseja proporcionar essa cultura em seu negócio, Helenice aconselha: “a contratante deve se planejar para essas movimentações construindo uma linha do tempo para acompanhar o crescimento desse integrante. Além disso, é importante fazer avaliações de desempenho e aplicar feedbacks, no mínimo, trimestrais, para auxiliar no mapeamento de necessidades de melhorias”.
Muitas pessoas são atraídas pelas atividades da vaga
Outra grande parcela, 33,54% (10.543), dá relevância às tarefas do cotidiano. “As demandas precisam agregar na construção laboral do colaborador. Mesmo sem envolver muitas responsabilidades, levando em conta o nível iniciante do contratado, eles podem contribuir. Por isso, é imprescindível considerar esse membro como alguém ativo e não apenas para funções extremamente simples”, destaca. Afinal, um dos principais fatores do estágio é o contato com a futura carreira.
Alguns se interessam mais pelos benefícios ofertados
Essa foi a resposta escolhida por 18,46% (5.803). De acordo com a lei 11.788/2008, a corporação tem apenas a obrigação de pagar bolsa-auxílio e, quando houver deslocamento, o auxílio-transporte. No entanto, disponibilizar outras vantagens pode chamar a atenção dos melhores talentos. “Cada vez mais as entidades investem nesse aspecto, pois é uma forma de gerar maior qualidade de vida à equipe e, consequentemente, aumentar a retenção e o engajamento. Os principais são o vale-refeição e vale-alimentação, pois diminuem os gastos básicos mensais no orçamento. Outros queridinhos são a assistência médica e odontológica. Além de ajudar no bolso, ainda é um meio de ter mais segurança e tranquilidade em termos de saúde. A participação nos lucros da empresa também é bem procurada”. Para o público mais jovem, a executiva destaca: academias, horário flexível e home office.
A remuneração é o fator principal para alguns
Já 10,22% (3.212) optaram pela alternativa “quanto irei receber''. Para a gerente do Nube, isso continua sendo determinante. “No Brasil, muitos alunos são responsáveis por custear a sua formação e todos os gastos nela envolvidos. As despesas com estudos, transporte, materiais, alimentação, entre outros ficam pesados e, infelizmente, alguns até desistem no meio do caminho por não dar conta de tudo”. A legislação não determina um valor mínimo, mas é interessante levar em consideração o custo de vida no local, as atividades a serem realizadas e os requisitos exigidos. Afinal, esse dinheiro, muitas vezes, também é utilizado para ajudar em casa ou até mesmo sustentar uma família.
O nome da empresa é pouco levado em consideração pelos candidatos
Apenas para 663 dos entrevistados (2,11%), uma instituição renomada tem prioridade. Entretanto, consolidar uma boa imagem no mercado é um diferencial. “Fazer boas ações e tratar corretamente os colaboradores se espalha e chega ao conhecimento do público. Ou seja, é importante ter atenção a esse ponto, principalmente no mundo conectado atual. Cuidar do employer branding é essencial para conquistar as maiores jóias do universo corporativo”.
Fonte: Helenice Resende, gerente de seleção do Nube
Serviço: O que brilha os olhos dos candidatos a estagiários?