Gradativamente mais, os investimentos em treinamento estão crescendo nos últimos anos. Dessa forma, o interesse das empresas em implementar uma cultura de estudos para seus estagiários, aprendizes e efetivos, traz bons resultados tanto no crescimento individual quanto do negócio. Sendo assim, fique por dentro de incentivos corporativos em alta e entenda a relevância de focar em capacitação constante.
3 maneiras de aproveitar o treinamento corporativo para desenvolver colaboradores estratégicos
Segundo o relatório sobre o futuro do trabalho, feito em 2023 pelo World Economic Forum, em termos de recursos humanos, o estímulo mais importante para os próximos 5 anos está na educação e na aprendizagem "on the job" (durante o expediente). Ou seja, os colaboradores anseiam por essa vantagem e a procuram na hora de pleitear uma vaga.
Além do mais, é benéfico como um todo para a nação. “O país investe cerca de 4,5% do seu PIB em educação. Ainda assim, há uma grande pressão por parte de empresas e empregados quanto à necessidade de qualificação e o consequente autofinanciamento em relação aos estudos", explica Silvia Andrade, Diretora Comercial e de Marketing na Unico.
Nesse sentido, para a especialista Constanza Hummel, CEO e fundadora da Building 8, é preciso saber aproveitar esse novo momento. “Ser ‘insanamente estratégico’ a partir disso, um conceito o qual gosto de aplicar quando falo a respeito do cenário de treinamento e desenvolvimento, tem a ver com liderar a transformação na organização e não somente responder às demandas da companhia”, explica.
Sendo assim, a executiva listou cinco tópicos imprescindíveis para serem seguidos, caso a organização queira investir em uma tática sólida de qualificação corporativa. Veja:
1) Faça uma análise do cenário interno e externo:
Para dar o primeiro passo, é fundamental entender como anda a cultura da companhia. “Ao compreendermos elementos internos, como resultados atuais, ambição, visão e imperativos estratégicos, é possível identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Isso permite um alto alinhamento com o aprimoramento ou aquisição das competências críticas, garantindo o suprimento de lacunas de habilidades e promovendo o desenvolvimento dos talentos”, afirma Constanza.
Para mais, a empresária comenta como estar atento ao ambiente por fora permite antecipar desafios e oportunidades, influenciando nas necessidades de capacitação da equipe. “Apesar de ser meio óbvio, ter uma boa leitura dessa realidade é relevante para o treinamento corporativo, também se faz necessário compreender o cenário externo, pois envolve o monitoramento dos fatores de impacto nas organizações, como o mercado e suas tendências, avanços tecnológicos, riscos e oportunidades, jornada do cliente, concorrência e políticas governamentais”, acrescenta.
2) Busque clareza e diagnóstico:
Para a executiva, gerar insights é o maior intuito de ter um momento de clareza e diagnóstico. Ainda, torna-se possível compreender fortalezas e fraquezas em relação ao objetivo de alavancar o negócio. “É importante realizar o mapeamento de competências gerais, considerando upskilling (processo de melhoramento de conhecimentos dos colaboradores em suas áreas de atuação atuais) e reskilling (processo para proporcionar aprimoramento de competências diferentes de suas funções), evitando sobreposição de soluções”, complementa.
3) Defina o impacto e identifique gaps
Como uma ordem cronológica, nesse tópico, é crucial ressaltar o impacto pretendido para gerar toda uma cadeia de valor. “Isso é feito ao invés de definir finalidades de aprendizagem, pois somente a partir disso se torna possível entender a transformação necessária para atingir essas metas propostas, além de auxiliar na amplitude e força para conquistar os recursos”, salienta a especialista.
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