Cada vez mais notamos como as estagiárias, aprendizes e efetivas são fundamentais para um funcionamento íntegro da corporação. Nesse cenário, a participação feminina ganha espaço, gradativamente, chegando a lugares impensáveis no século passado. Segundo uma lista divulgada pela Fortune Global 500, elas estavam à frente de 4,8% das maiores empresas do mundo. Sendo assim, entenda o cenário atual e descubra dicas valiosas para ser destaque!
No Brasil, o empreendedorismo femino atinge marco histórico e crescerá ainda mais
Uma das vertentes com o maior número de mulheres é a administração de uma organização. “Em números recordes, está impulsionando a esfera empresarial do país. No entanto, os dados à disposição podem não refletir a totalidade de mulheres gerindo negócios próprios, pois muitas trabalhadoras informais estão construindo seus empreendimentos fora dos registros oficiais”, comenta Simone Resende, formada em ciências econômicas e direito.
De acordo com um levantamento do quarto quadrimestre de 2021, feito pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta com 10,1 milhões de mulheres à frente de seus estabelecimento, representando 34% dos empreendedores na nação. Isso mostra uma grande mudança de paradigma. Porém, esse cenário pode ser muito mais diversificado e impactante.
Para a empresária e especialista em comportamento, essa vertente não registrada tem se destacado muito após a pandemia. “As mulheres desses segmentos, muitas vezes, não aparecem nas anotações governamentais, mas estão moldando a economia de maneiras únicas e surpreendentes”, afirma.
Nesse sentido, podemos pensar em milhares de exemplos, como as barraquinhas de ruas, as manicures a domicílio, vendedoras de artesanato, entre outras. As mulheres sempre estiveram presentes no mercado e são responsáveis por fazê-lo girar com tamanha qualidade. “Muitas possuem resiliência e determinação admiráveis, construindo um mosaico de histórias inspiradoras. Elas não apenas sustentam suas famílias e fomentam a economia local de suas comunidades, mas também contribuem para a dinâmica do país”, acrescenta Simone. Desse modo, é preciso ampliar o olhar. “Reconhecer a contribuição delas é um passo crucial para uma compreensão mais profunda e justa do cenário empreendedor”.
Para Priscilla Fiorin, Líder de Comunicações para América Latina da Autodesk, ocupar esses ambientes é um bom sinal. “É indiscutível, cada vez mais, estamos assumindo um protagonismo ao expandir nossa participação no mercado, conquistando posições e/ou liderando projetos e ações, ou até mesmo, desbravando novas frentes como empreendedoras e fundadoras dos próprios negócios relacionados aos mais variados segmentos”, aponta.
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