Qual é a etapa mais desafiadora de um processo seletivo? Muitas pessoas apontam a entrevista, pois trata-se do momento quando o futuro jovem aprendiz, estagiário ou efetivo precisa provar suas habilidades e competências – antes colocadas no papel. No entanto, o período de envio de currículos (CV) também é um período crucial, pois é ele quem vai determinar quais candidatos serão pré-selecionados. De acordo com uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 57,95% dos estudantes admitem não saber estruturar o seu CV de maneira atraente. Ou seja, muitos candidatos perdem a oportunidade de ser selecionados para próximas fases por causa da má elaboração da papelada. Quer saber como driblar essa dificuldade? Veja a reportagem a seguir!
Papel dos currículos na contratação
O curriculum vitae é – por via de regra – o primeiro contato entre o candidato e a companhia contratante. Por isso, é de suma relevância ele estar bem elaborado e refinado para transmitir uma imagem positiva do candidato. Especialistas no assunto costumam recomendar a personalização dos documentos para cada vaga aplicada. Isso, preocupando-se em destacar devidamente as habilidades e competências relevantes para a posição. Experiências acadêmicas, atividades preferidas e perfil comportamental, tudo conta! Hoje, tanto as tradicionais hard skills, quanto soft skills, exercem um papel de prestígio no mercado. Portanto, buscar uma divulgação equilibrada é o segredo para atingir o êxito. Por isso, falar de si como indivíduo, não somente da perspectiva mercadológica, prova-se substancial.
Fala-se, portanto, de uma venda humanizada. Algo análogo ao buscado – contemporaneamente – por corporações voltadas ao customer experience, como é o caso da Total IP. Tal qual o atendimento ao cliente, o vendedor – no caso, o requerente – precisa valorizar o seu produto – o repertório – e tratá-lo personalizadamente. Não só isso, porém deve contextualizá-lo. Isso é, inseri-lo em uma narrativa capaz de aproximar o consumidor – o gestor. A partir disso, obtém-se uma melhor avaliação e sobe-se degraus no mercado. Todavia, a atenção na hora de transmitir as informações deve ser redobrada. De nada vale uma história incrível, caso ela seja repassada com buracos e ruídos para o ouvinte.
A artimanha é a objetividade. O alto número de envios jogam contra quem se expressa de forma prolixa. Melhor optar pelo contrário e ir direto ao ponto. Frases como “sou organizado”, “comprometido” e “trabalho bem em equipe” são exemplos de habilidades simples e eficazes de serem postas no perfil. Ao incluí-las, o aplicante posiciona-se – agilmente – como um profissional qualificado, com potencial para agregar valor à instituição. Contudo, a clareza também não pode ficar de fora. São menos desvios e mais aceitações.
Deslizes habituais
Como pode-se imaginar, a elaboração desse formato de escrita é um processo conturbado. Isso, pois não é ensinado nas escolas, tampouco universidades – onde seriam ainda mais cruciais. Dessa forma, não raramente os estudantes cometem erros simplórios, como não incluir atividades extracurriculares, trabalhos finais e deixar de destacar capacidades. Esse equívoco, muitas vezes, vem de uma falsa concepção das instituições discentes serem um ambiente de baixa relevância institucional. Muito pelo contrário. São os berços de futuros líderes. O ato educativo escolar supervisionado, por via de regra, não exige experiência organizacional prévia. Logo, destacar os feitos acadêmicos vira obrigação.
Posturas comportamentais, como o engajamento, também precisam sobressair. Atributos do gênero são os responsáveis por atestar uma mentalidade competitiva – pronta para a rapidez dos negócios. Assim, a divulgação dessas experiências é – antes de qualquer coisa– necessária, independentemente de sua aparente relevância. A máxima "vale mais ter um passarinho na mão a dois voando" é verdadeira neste caso. Um candidato com pequenas realizações, bem documentadas, potencializa as chances de ser selecionado, quando comparado a outro, com vivências grandiosas não mencionadas. Por fim, é inevitável exigir a transparência. Para esse caso, outro ditado – recorrente ao tratamento materno – é aplicável: mentira tem perna curta. Quem você é já basta.
Orientações para potencializar o seu currículo
Em um cenário onde muitas oportunidades são perdidas, prova-se substancial dar aos jovens as ferramentas ideais para se destacar no mercado. A fim de atingir esse objetivo, o Nube reuniu algumas orientações imperdíveis para elaborar um currículo notável. Confira a lista abaixo:
- Inicie com um resumo: trata-se de um cartão de visitas. Isso é, uma breve descrição de quem você é. Por isso, deve ser claro e conciso, ideal para destacar os pontos mais relevantes, os quais aparecerão dali para frente.
- Liste suas experiências: aqui, temos o básico para demonstrar a aplicação das competências no mercado. Nessa hora, opte por uma ordem cronológica inversa, começando pelas mais recentes. Para cada um delas, inclua o nome da corporação, o cargo, as datas de início e término e suas principais responsabilidades.
- Cite a formação acadêmica: utilize a mesma metodologia do tópico anterior e liste da última vivência para a mais antiga. A cada fonte de estudo adicionada, inclua o nome da instituição, o curso e o ano de conclusão.
- Use uma linguagem clara e concisa: evite se apoiar – somente – em termos técnicos. O objetivo do documento é ser de fácil leitura e convencimento. Portanto, evite colocar barreiras em sua estrutura.
- Atualize-o regularmente: não pense duas vezes antes de adicionar novas experiências, formações, atividades, conquistas, ou qualquer outro novo detalhe. A dinamicidade transforma a visibilidade do candidato.
- Formate-o profissionalmente: a estética é fundamental. Logo, utilize uma fonte legível e de tamanho adequado. Além disso, preze por margens e espaçamentos uniformes.
- Personalize-o para cada vaga: leia a descrição da oportunidade atentamente e destaque as capacidades mais relevantes à posição. Essa distinção saltará aos olhos do selecionador.
Gostou das indicações? Então, compreenda as demandas inerentes ao mercado, paute o seu currículo nesse esforço e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de promover a sua imagem institucional com consciência, objetividade e conteúdo é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
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