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Negócios modernos ganham destaque 

Notícia | 06/10/2023

Rodrigo Barreto

Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, a modernização tornou-se um elemento fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer organização. O momento atual é caracterizado por mudanças constantes, impulsionadas pela rápida evolução da tecnologia e das preferências dos consumidores, além das transformações econômicas em curso. Portanto, as empresas devem reconhecer a necessidade premente de se manterem relevantes e adaptadas às demandas do mercado. Nesse sentido, a contratação de estagiários e aprendizes, antenados nas novidades, faz a diferença.

A atualização não se trata simplesmente de adotar tecnologias, embora essa seja uma parte significativa. Ela engloba a reavaliação e o aprimoramento de processos internos, estratégias de negócios e, inclusive, da cultura organizacional. O primeiro motivo para seguir esse caminho é a necessidade de sobreviver em meio à concorrência. Além disso, contribui para o aumento da eficiência operacional. Isso ocorre, pois as soluções simplificam processos, automatizam tarefas repetitivas e aprimoram a eficiência geral. Ou seja, economiza tempo e recursos, mas também eleva a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

A modernização desempenha um papel crucial no estímulo à inovação dentro da companhia. Isso pode resultar em estratégias de marketing mais eficazes e uma abordagem mais criativa para a resolução de problemas. Ademais, é importante aprimorar a experiência do cliente. Assim, o negócio corresponde às crescentes expectativas do público, proporcionando canais de comunicação mais eficazes, serviços personalizados e uma vivência mais satisfatória.

 

Todas as empresas podem inovar

 

O Brasil ocupa o 54º lugar na lista de nações consideradas as mais avançadas, de acordo com a avaliação do Índice Global de Inovação - IGI de 2022. Este posicionamento indica a necessidade de um maior investimento no país e incentiva as corporações a se libertarem do receio de pensar de maneira não convencional. Contudo, essa busca não é exclusiva do ramo de tecnologia. Os empreendimentos tradicionais também têm a capacidade de conquistar novos territórios.

Para alcançar esse objetivo, é essencial adotar diariamente uma mentalidade de busca por soluções alternativas para os desafios existentes. Para o gerente de inovação da Andrade Gutierrez, André Medina, é preciso superar o receio de seguir rotinas preestabelecidas e identificar as áreas com potencial. "Todo local tem algo a melhorar. Uma vez detectadas essas possibilidades, o próximo passo é buscar as soluções", explica.

Segundo Medina, essa prática deve ser cultivada de maneira interna, ou seja, os funcionários devem estar ativamente envolvidos nesse processo de transformação. Simultaneamente, a organização precisa estar disposta a investir no aprimoramento do conhecimento sobre esse tema. "Desde a criação do nosso programa de inovação aberta, o Vetor AG, promovemos isso em todos os núcleos. Essa iniciativa faz parte da nossa estratégia. Essas ações evidenciam o comprometimento em promover mudanças e estimulam uma nova mentalidade coletiva", afirma o gerente.

Algumas práticas são imprescindíveis atualmente

 

As organizações continuam avançando na abordagem da saúde mental no local de trabalho e esse propósito se destaca mais uma vez como uma das tendências para os próximos anos, conforme indicado pela psicóloga da Telavita, Jocely Figueiredo. Segundo a especialista, a pandemia transformou a dinâmica laboral. Essas novas diretrizes têm se mantido em vigor, pois demonstraram resultados satisfatórios até o momento. "A atenção ao fator emocional segue aumentando, abrindo novas perspectivas para o departamento de Recursos Humanos. Profissionais dessa área se adaptaram aos novos formatos, com o objetivo de incentivar e manter a conexão entre os colaboradores", avalia a psicóloga.

Dentro desse contexto, Jocely elenca as principais diretrizes para os departamentos de RH:

 

Jornada de trabalho híbrida: após o período mais desafiador imposto pela Covid-19, a adesão ao regime de trabalho híbrido tornou-se uma realidade. A combinação da atuação presencial e remota permite o desempenho de funções em qualquer ambiente, resultando em uma melhor qualidade de vida. "Quando os integrantes têm a opção de ficar em casa, seja para dedicar tempo aos estudos, ajudar seus filhos ou simplesmente evitar o tráfego da cidade, conseguem equilibrar de forma mais eficaz o profissional e o pessoal, alcançando uma rotina mais tranquila e saudável".

 

Aplicação da Inteligência Artificial (IA): a incorporação da Inteligência Artificial nas operações de RH simplifica esses procedimentos, reduzindo a burocracia e automatizando tarefas, permitindo os profissionais se concentrarem em atividades complexas. Além disso, a IA oferece informações valiosas e também pode aprimorar a comunicação entre as equipes.

 

Estímulo à aprendizagem contínua: o conhecimento é uma das ferramentas mais valiosas para o crescimento. Os líderes estão reconhecendo o potencial e os benefícios de desenvolver seus colaboradores não apenas para atender às demandas internas, mas também para encorajar a aprendizagem contínua, oferecendo bolsas de estudo e descontos em cursos. Conforme explica a psicóloga, "a intenção é sempre extrair o melhor de cada indivíduo por meio da educação, incentivando as pessoas a nunca pararem de estudar ao longo de suas vidas".

 

Gestão do clima organizacional: manter um contato regular e verificar o bem-estar de todos os membros tornou-se fundamental, especialmente nos times de home office. Com muita gente optando por continuar nesse modelo, pode ser mais difícil identificar sinais quando alguém está enfrentando dificuldades. Portanto, é essencial praticar uma escuta empática e proporcionar a abertura para perguntas e expressões de preocupação. Quando os colaboradores se sentem ouvidos e apoiados, o clima é positivo.

 

Benefícios flexíveis e personalizados: a liberdade e a autonomia para gerenciar seus recursos permite os indivíduos decidirem como alocar os benefícios de acordo com suas necessidades. Nas palavras de Jocely, "algumas pessoas podem preferir compras no mercado, enquanto outras optam por livros e roupas".

 

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