O sucesso de uma empresa está diretamente ligado aos seus estagiários, aprendizes e efetivos, sobretudo ao líder. Quando falamos sobre estar no comando, o embate entre os conceitos tende a preencher nosso imaginário de maneira a trazer distinção entre as duas posições. Isso porque é uma maneira de qualificarmos como a pessoa age quando está em uma cadeira de poder. Nesse sentido, fique por dentro do assunto e descubra dicas valiosas para aprimorar suas habilidades!
Entenda mais sobre os conceitos de chefe e líder
Uma coisa é certa: as principais diferenças entre os termos ficam evidentes nas suas características e abordagens. Para nos ajudar a entender mais a fundo, Pedro Signorelli, especialista em gestão com ênfase em OKRs (Objective, Keys and Results), traz algumas informações. Veja:
- Chefe:
“Um chefe costuma centralizar responsabilidades e informações, tem baixa receptividade para receber opiniões contrárias, pressiona seus subordinados de forma frequente por meio de sua autoridade, limita o espaço para debate e visa os indicadores, ‘passando por cima’ das pessoas”, comentou. Além disso, ele também possui pouca disposição para ouvir as demandas dos seus colaboradores e muitas vezes não reconhece a grande importância de incentivar a equipe.
Veja também: lidando com o chefe.
- Líder:
Por outro lado, o líder adota uma gestão mais próxima, não só permitindo, como também incentivando o compartilhamento de ideias, a fim de todos se sentirem ouvidos, executando principalmente a escuta ativa. “Ele proporciona feedbacks regulares, demonstra empatia e respeito pelos colaboradores, promove iniciativas de reconhecimento e desenvolve ações para o time poder crescer e aprimorar suas habilidades”, acrescentou Signorelli. Ainda, ele sabe delegar, resolver conflitos de forma pacífica e é capaz de engajar e motivar, especialmente, pelo exemplo.
Nós recomendamos: saiba ser um bom líder.
Como deixar de ser um chefe e se tornar um líder de sucesso?
É completamente possível estabelecer um processo de transição. Ou seja, uma pessoa consegue deixar de ser apenas um chefe e se tornar um líder de sucesso. Para isso, é preciso observar alguns sinais, como a adoção de uma comunicação horizontal, valorização das opiniões de todos os integrantes, demonstração de empatia, compromisso com o desenvolvimento da equipe e também capacidade de resolver conflitos.
Por todos esses pontos listados, essa capacidade envolve buscar aprimorar constantemente as aptidões de liderança por meio de cursos, treinamentos, mentoria e autoavaliação contínua. Porém, nada disso é simples e muito menos fácil, pois envolve ampliar a capacidade de diálogo e sempre estar disposto a aprender e se adaptar. Afinal, autoconhecer-se é uma tarefa muito complexa e demanda tempo.
Para o expert em OKRs, a interação é fundamental. “Um bom líder prioriza a motivação da equipe, reconhece os próprios erros, delega as responsabilidades, valoriza as habilidades individuais e também estimula o crescimento dos colaboradores, além de focar nos resultados sem comprometer o bem-estar do todo”, comentou.
Por isso, o exercício central deve ser alcançar a melhor performance, mas sempre colocando a qualidade de vida do time em foco, uma coisa não pode contrapor à outra. “Para quem quiser evoluir no seu papel, os OKRs são uma excelente ferramenta neste processo. Isso porque eles promovem engajamento por meio do processo bottom-up, permitindo os funcionários participarem da definição das metas e dos caminhos para alcançá-las”, explicou Signorelli.
Nesse cenário, deve-se estimular a colaboração, a responsabilidade individual e, principalmente, o trabalho em equipe. Essa abordagem torna possível fornecer uma estrutura clara para conseguir definir as metas, acompanhar o progresso e também alinhar os membros em relação aos objetivos desejados.
Dessa forma, essa transição envolve uma mudança geral nos aspectos individuais do coordenador. Afinal, um líder inspira e utiliza as melhores metodologias para engajar e direcionar seus cooperadores para os resultados esperados. “Isso é uma enorme contribuição para o sucesso da própria empresa, proporcionando um ambiente saudável, motivador e propício ao crescimento de todos os envolvidos”, finalizou Signorelli.
Curtiu a técnica e quer saber mais? Leia também: você conhece o método OKR?
A oratória também é uma habilidade fundamental do líder de sucesso
Para conduzir o time, um bom líder também precisa ter “jogo de cintura” para extrair o melhor de cada um. “Para conseguir executar tantas responsabilidades com maestria, uma habilidade deve ser fundamental no processo de liderança: a oratória”, comentou Fran Rorato, atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO (Chief Executive Officer) da rede de escolas Vox2You em São Paulo.
Isso porque quando essa competência é bem desenvolvida, é capaz de fazer uma pessoa se destacar, principalmente no mercado de trabalho. “Guiar seu time com excelência só é possível com uma comunicação clara e assertiva. Assim, evita-se ruídos e todos caminham na mesma direção em prol de um objetivo em comum, traçando estratégias, estabelecendo planos e cumprindo metas”, contextualiza Fran.
Todavia, esse know-how está muito ligado a uma boa inteligência emocional. Afinal, a exposição de um gestor costuma ser bem maior se comparado aos seus subordinados e isso demanda autoridade. Entretanto, se não há controle das próprias emoções, torna-se impossível manter o equilíbrio e credibilidade. Além de perder a capacidade de resolver problemas de maneira assertiva.
Sendo assim, um bom líder precisa aprender a dosar: ter uma boa oratória, mas saber escutar. Para isso, leia também: o poder da oratória para o profissional.
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