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A tecnologia no RH: confira os impactos! 

Notícia | 11/08/2023

Ana Clara Lima

O setor de Recursos Humanos (RH) sempre foi fundamental nas corporações, desempenhando um papel crucial na gestão de talentos e no desenvolvimento organizacional. Com a crescente digitalização e a revolução tecnológica em curso, o setor não ficou imune às transformações. Sendo assim, entenda como o uso de tecnologia tem impactado significativamente a maneira como as empregadoras recrutam, gerenciam e retêm estagiários e jovens aprendizes, tornando o processo mais eficiente e proporcionando vantagens competitivas.

O novo papel do RH

Nos últimos anos, a evolução tech tem sido uma aliada na melhoria da experiência do colaborador dentro da instituição. Afinal de contas, softwares de gerenciamento de desempenho, treinamentos on-line e plataformas de comunicação interna facilitam o acesso a informações e o diálogo entre colaboradores e gestores. Como nunca, essas ferramentas proporcionam um ambiente de trabalho mais colaborativo, transparente e produtivo, aumentando a satisfação e o engajamento dos funcionários.

Embora já fosse um fenômeno em andamento, a virtualização das atividades laborais foi ainda mais intensificada durante o isolamento social consequente da pandemia. “O setor de RH sempre teve a necessidade de se adequar perante as mudanças da sociedade, mas esse desafio se tornou ainda mais acentuado durante a crise sanitária. Mesmo agora tendo passado o período crítico, diversas organizações ainda sofrem com outro obstáculo: a descentralização das informações das quais impedem uma visão ampla acerca do andamento da empresa”, comenta Érico Almeida, sócio-gerente do Grupo Skill.

Fica nítido, portanto, como essa esfera não se limita às funções administrativas diárias, assumindo uma posição estratégica no funcionamento mercadológico atual. “Hoje, sua participação na empresa possui alta relevância em ajudar a organização atingir resultados ainda mais promissores, tendo a tecnologia como sua grande aliada. Entretanto, como tudo na vida, é preciso mudar e se adaptar mesmo causando desconfortos, afinal, com grandes sacrifícios, vêm grandes vantagens”, reforça Almeida. 

Fique por dentro das melhores estratégias empresariais!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, dentre os entrevistados, 60% consideram a eficácia da liderança uma prioridade, enquanto 24% apontam como sua abordagem de desenvolvimento não prepara adequadamente os líderes do futuro. Além disso, 53% deles acreditam como a gestão de transformações tem um impacto significativo no ambiente organizacional. Diante desse cenário, os negócios precisam acompanhar o ritmo das inovações e permanecer atentas às tendências, pois o mercado está cada vez mais competitivo e é essencial buscar a modernização para não ficar para trás. Pensando nisso, elencamos cinco tópicos relevantes para aprofundar o conhecimento sobre as estratégias empresariais. Confira!

Foque no desenvolvimento de pessoas: o mercado atual demanda trabalhadores em constante aprendizado e adaptação às novidades de suas áreas, a fim de impulsionar a organização. Nesse sentido, a evolução das pessoas, muitas vezes conduzido pelo HR Business Partner (HRBP), ganha cada vez mais importância. Isso porque fortalece a conexão das equipes com os objetivos da instituição e também possibilita o crescimento profissional de cada um, por meio da criação de estratégias e fornecimento de recursos para aprimorar habilidades, avançar nas carreiras e alcançar resultados melhores para todos as partes envolvidas.

O design organizacional é um grande aliado: recentemente, a posição em questão tornou-se altamente procurada em diversos setores, como consequência da necessidade de otimizar os procedimentos de produção para obter maior agilidade logística e qualidade na entrega. Esse cargo desempenha um papel ativo e contínuo, revisando a estrutura existente, lidando com novas negociações de fusão e aquisição. “Assim, além de trazer maior eficiência nas operações, trará uma melhor organização interna, na cadência dos processos, e na sinergia entre áreas, através de um olhar voltado para a máxima performance de todos”, aponta Thiago Xavier, sócio da Wide.

Priorize a saúde e bem-estar: investir nesses quesitos é uma das principais preocupações das empregadoras atualmente, pois contribui para um staff mais felizes, engajadas e produtivas. Os especialistas na área reconhecem como os benefícios relacionados à saúde mental se tornaram requisitos imprescindíveis a serem oferecidos aos colaboradores. Embora muitas entidades não tenham um departamento específico para lidar com esse ponto, o cuidado com esse tópico tenderá a crescer cada vez mais. Isso inclui práticas e treinamentos enraizados na cultura organizacional, além do uso de planos de saúde ou outras iniciativas complementares.

O Customer Service Center é indispensável: diretamente relacionada à eficiência das atividades e experiência do colaborador, o campo em questão tem recebido expressiva atenção em meio a digitalização do meio laboral. Desse modo, pode-se aliviar a carga de trabalho dos HRBPs em pontos transitórios e operacionais. “O mindset de experiência do usuário é algo no centro dessa área, utilizando pesquisas como a de Net Promoter Score (NPS) para analisar indicadores de performance e, assim, como elevar cada vez mais este desempenho internamente”, ressalta Xavier. 

Aposte na diversidade e inclusão: essa pauta é um padrão em muitas companhias, visando promover igualdade de oportunidades, respeito e valorização. As firmas centradas nessas filosofias têm maiores chances de se destacar no mercado e alcançar melhores resultados. No entanto, ainda é necessário um forte compromisso e conscientização sobre a temática, garantindo coerência entre o discurso e a prática adotada pelo estabelecimento.

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